Responsável pela transformação do combustível em energia para movimentar o automóvel, o motor é a parte mais importante na estrutura de um carro. Não à toa, as características de propulsão de um veículo ainda possuem forte apelo junto a boa parte dos consumidores de automóveis. Contudo, desvendar o quanto o volume de deslocamento volumétrico do motor – popularmente referido como cilindrada – impacta no comportamento de depreciação dos carros ainda parecia uma incógnita.
Pensando nisso, a KBB Brasil, especialista em precificação de automóveis novos e usados, analisou a depreciação de 300 veículos de ano-modelo 2019 de várias categorias, levando em consideração os tamanhos de seus motores para identificar o desempenho médio de cada cilindrada no mercado.
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Apesar de não existir um padrão para a queda de preço em relação ao tamanho dos motores, nota-se que carros com blocos maiores – que, geralmente, estão atrelados a modelos de segmentos de luxo – possuem índice de depreciação menor que os demais. Confira a tabela completa:
DEPRECIAÇÃO POR MOTOR:
CARROS DE MAIOR VOLUME DE MERCADO |
DEPRECIAÇÃO POR MOTOR:
CARROS DE LUXO |
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TIPO DE MOTOR | MÉDIA DE DEPRECIAÇÃO (%) | TIPO DE MOTOR | MÉDIA DE DEPRECIAÇÃO (%) |
1.0 | -10,20% | 2.0 | -5,02% |
1.2 | -6,45% | 2.5 | -6,63% |
1.3 | -8,26% | 3.0 | -6,99% |
1.4 | -11,55% | 3.8 | -3,43% |
1.5 | -8,65% | 4.0 | -8,06% |
1.6 | -10,93% | 4.4 | -4,41% |
1.7 | -10,26% | ||
1.8 | -10,99% | ||
2.0 | -10,48% |
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