Esportes Titulo Ramalhão
Jogadores do Sto.André têm motivos especiais para vibrar

Marcelinho Carioca, Jéferson e Fernandão estão felizes com boa fase, depois de incertezas no passado

Thiago Silva
Do Diário OnLine
28/11/2008 | 00:30
Compartilhar notícia


Os acessos aos campeonatos Paulista e Brasileiro fizeram de 2008 um ano especial para o Santo André. Diante de tantas conquistas, todo o elenco teve motivos de sobra para comemorar. E para alguns atletas, esses motivos foram ainda maiores.

Foi o caso de Marcelinho Carioca, que depois de 11 meses afastado do futebol profissional, recebeu em 2007 um convite do atual presidente de Gestão Empresarial do clube, Ronan Maria Pinto, para voltar a atuar.

"O projeto me encantou. O Santo André nos proporcionou uma tranqüilidade para poder trabalhar. Isso é difícil de encontrar hoje em dia", elogiou o Pé de Anjo, que chegou a disputar algumas partidas da Série B do Campeonato Brasileiro de 2007. "O ano passado foi um pouco difícil, pois estava parado há 11 meses e não queria mais jogar futebol", contou.

Para Marcelinho, defender o clube do Grande ABC é prazeroso, e ele garante que não se sente desvalorizado por jogar as 'Segundonas' do Paulista e do Brasileiro. "O ambiente aqui é muito bom, com brincadeiras, e é legal para trabalhar".

Apesar da vontade de encerrar a carreira em uma partida festiva pelo Corinthians, em 2010, ano do centenário do Timão, o meia admite que tem vontade de permanecer no Santo André depois de 'largar as chuteiras'. "Sim, estamos conversando. Eu quero continuar neste projeto", disse, ao ser questionado sobre a possibilidade de seguir como dirigente do clube.

Artilheiro - Quem também deu a volta por cima foi o meia Jéferson. Quando o técnico Sérgio Soares assumiu o comando da equipe, na segunda rodada do Brasileirão, o jogador foi preterido e ficou no banco de reservas. Porém, no decorrer da competição, ele recuperou a posição no time titular e é o atual artilheiro do Ramalhão na Série B, com 13 gols.

"Por um lado foi muito complicado, depois de ficar fora do time por um tempo. Mas hoje fico feliz, porque sempre dizem que treino com muito esforço. Eu fiquei magoado, mas nunca deixei de treinar", destacou Jéferson, que pode deixar o Santo André. Especula-se que o atleta vá defender o Corinthians ou o Santos em 2009. "Isso [mudança de time] eu deixo com meu empresário", despistou.

Experiente - O técnico Renato Gaúcho, do Vasco, prefere deixar Edmundo no banco de reservas e colocá-lo em campo apenas no segundo tempo. Segundo o treinador da equipe carioca, o atleta de 37 anos não tem condições de jogar 90 minutos. Mas o que ele diria se tivesse um jogador de 41 anos atuando como volante, uma posição de marcação?

Este é o caso de Fernandão, que, ao contrário de Edmundo, mostra que ainda tem fôlego de um atleta de 20 anos.

"Eu até tinha dito que, no final do ano, pararia. Mas o Ronan [Maria Pinto], em duas oportunidades, pediu para eu continuar. Estou balançado", revelou. "Mas primeiro quero tirar férias e ficar com a família".

Fernandão foi poucas vezes substituído pelo técnico Sérgio Soares durante a competição. "A gente tem de trabalhar normalmente, participando dos treinamentos. É necessário se dedicar bastante para ter boas condições. E, também, precisamos fazer tudo com alegria".

O experiente volante aproveitou para elogiar a estrutura do Santo André. Segundo o jogador, a meta traçada no início do ano foi alcançada com os acessos. "É um orgulho jogar aqui. Estou muito feliz em participar desta campanha".

 

Santo André quer manter todo o elenco

Após conquistar dois acessos em 2008, o Santo André planeja alto para o próximo ano, quando disputará as elites dos campeonatos Paulista e Brasileiro. Segundo o vice-presidente de Gestão Empresarial do clube, Romualdo Magro Júnior, o Ramalhão tem condições de ficar nas primeiras posições em ambas as competições.

"A gente entra para brigar", garantiu o dirigente. Para o meia Marcelinho Carioca, o time do Grande ABC pode surpreender em 2008. "Vamos buscar a classificação para a Libertadores e o título paulista. A gente entra para vencer e não simplesmente para competir", afirmou o atleta.

Para conseguir bons resultados em 2009, o Santo André, de acordo com Magro Júnior, quer manter todo o elenco, inclusive o técnico Sérgio Soares. "A gente acha que este time se credenciou para disputar as duas competições [Paulista e Brasileiro]. Reforços devem chegar, pois os nossos jogadores podem começar a sofrer assédio e deixar o Santo André", explicou.

Saída? - Sérgio Soares foi citado para assumir a Ponte Preta ou o Coritiba em 2009. Mas, por enquanto, o técnico quer comemorar o acesso no Brasileirão em 2008. "Sabemos que a Série A é difícil, mas vamos deixar acabar e comemorar muito. Depois, vamos decidir".

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;