Setecidades Titulo Lá no meu bairro...
Vila São Pedro inspira produções de cinema

Bairro periférico de São Bernardo é cenário de documentários produzidos pelo cineasta Milton Santtos

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
28/06/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


O cotidiano dos cerca de 65 mil habitantes da Vila São Pedro, um dos bairros mais populosos de São Bernardo (tem população 38% maior que Rio Grande da Serra), somado ao cenário comum a comunidades carentes do País, serve de inspiração para a produção de documentários e filmes.

Desde 2001, quando resolveu investir na carreira, o cineasta Milton Santtos, 49 anos, usa o quintal de sua casa para reunir elementos necessários às produções, que têm intuito de ressaltar os costumes locais na luta da população pela sobrevivência.

O documentário Vila São Pedro e sua Gente, lançado em 2009, abriu as portas para o mercado cinematográfico. O projeto mostra em 22 minutos desde a formação do núcleo habitacional, em 1987, até sua consolidação. “Percebi que a alegria e a garra que aquelas pessoas demonstravam, apesar de todas as dificuldades ao longo dos anos, rendiam um filme”, lembra Santtos. E rendeu. Após ter sido selecionado pelo Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais de São Bernardo, foram seis meses de trabalho. Até hoje a obra participa de mostras de cinema por todo o País.

Baiano por natureza e são-bernardense de coração, tendo em vista que reside na cidade há cerca de 25 anos, o cineasta brinca ao dizer que o bairro periférico é o seu Projac (Projeto Jacarepaguá), como é conhecida a Central Globo de Produção, no Rio de Janeiro. “Eu me identifico com esse lugar e sei que várias periferias do País se assemelham à Vila São Pedro. O povo daqui tem animação típica do nordestino, adora festa e forró. Minha ideia sempre foi exaltar o heroísmo dos moradores e não os problemas sociais, como a violência”, destaca.

Apaixonado pelo cinema desde a infância, Santtos revela que sua fonte de inspiração na Vila São Pedro nunca se esgota. “O que falta é tempo e oportunidade de fazer outros filmes. Tem muita coisa ainda para mostrar aqui”, garante. Segundo ele, os moradores já pedem um documentário sobre a evolução do bairro após 2009.

Com tanto trabalho em mente e fonte inesgotável de ideias, o cineasta nem pensa em deixar o município. “Não sei bem se eu que escolhi São Bernardo ou se foi a cidade que me escolheu”, comenta.

A 22ª produção de Santtos já está no forno e, é claro, sendo gravada na Vila São Pedro, com atores do bairro. Desta vez trata-se de um longa de ficção, com uma hora e cinco minutos de duração, chamado Pé de Cabra. O idealizador do projeto explica que a comédia retrata a vida de uma moradora do bairro que se interessa por motoristas e cobradores de ônibus e, por isso, abandona o marido, daí o termo pé de cabra. As gravações tiveram início em janeiro e o trabalho deve ser lançado até o fim do ano.

Associação comunitária nasceu com a vila

O presidente da Sociedade Amigos de Vila São Pedro, Geraldo Gomes da Silva, 54 anos, ainda se lembra com detalhes do dia 29 de junho de 1987. A data marca a chegada das 20 primeiras famílias à área de vegetação cerrada de São Bernardo em busca de melhores condições de vida e fuga do aluguel, e coincide com a criação da Sociedade Amigos de Vila São Pedro.

“Ocupamos uma área com barracos e nossas primeiras reuniões foram realizadas em uma sede feita de madeira”, lembra Silva. Em poucos anos o bairro foi tomado por famílias em busca de terra. “Até 2006, quando as ruas ganharam CEP, a associação recebia cerca de 5.000 cartas e a gente distribuía uma a uma gratuitamente aos moradores”, destaca o presidente. Hoje são 65 mil moradores em espaço que já conta com escolas, posto de Saúde, UPA (Unidade de Pronto Atendimento), bancos, lotérica e área de lazer.

A cozinheira Maria Gonçalves de Lima, 66, chegou ao bairro em 1991 com os cinco filhos e é uma das moradoras mais antigas. Mineira de Lima Duarte, ela ainda lembra dos tempos difíceis que passou. “Tive de brigar muito aqui para não me tirarem do meu barraco. Mãe solteira com crianças pequenas, já viu”, afirma.

A história de vida de Maria se assemelha à de muitas outras brasileiras que ainda sonham com um futuro melhor. “Quando a gente precisa, não escolhe. Já trabalhei de faxineira, empregada, cozinheira. Sai da casa da minha mãe aos 9 anos de idade e sempre vivi em troca de um prato de comida e de um canto para dormir”, ressalta.

A vida difícil não é motivo para tristeza. Pelo contrário. Além da garra, Maria distribui sorrisos e gentilezas pelo bairro. Ela não hesita em ajudar os vizinhos nas mais diversas situações. “Vou andando por aí e, quando vejo alguém com problema, me sento do lado e começo a conversar até ver que ajudei”, diz.

A mulher de fé e de gostos simples destaca ter orgulho de sua origem. “Me considero uma brasileira africana e tenho muito orgulho de ser preta”, ressalta. Para ela, o que falta hoje no mundo é o sentimento de igualdade entre as pessoas. “O ser humano está se perdendo. Tudo é motivo de competição”, comenta.

A cidade dentro de São Bernardo mostrou sua força ao eleger um representante do Poder Legislativo. Morador do bairro desde 1989, Luiz Francisco da Silva, o vereador Luizinho (PT), passou a ser um dos canais da população para cobrar melhorias para o local. O amontoado de casas de alvenaria com acabamento precário ainda não está 100%, mas já coleciona avanços, segundo a comunidade.

Tradicional festa comemora 27 anos de fundação do bairro amanhã

Um bairro inteiro, que também poderia ser considerado uma cidade, em festa. Isso é o que se espera da Vila São Pedro amanhã, quando o local completa 27 anos de existência. A comemoração está prevista para durar o dia todo e contempla diversos públicos, desde crianças, jovens, adultos e idosos, que serão recepcionados na Rua do Oleoduto.

A criançada terá diversão garantida entre 10h e 14h, quando estarão disponíveis as atrações do programa Expresso Lazer, da Prefeitura. São dois caminhões adaptados com atividades de lazer, Cultura e esporte, como brincadeiras com bola, corda e gincanas. Haverá ainda distribuição de doces e brindes, doados pelos comerciantes do bairro, ao público durante o dia.

A partir das 14h está previsto o início da programação musical do evento. Além de apresentação de diversas bandas da região, está confirmada a realização de show com o cantor Dudu Nobre. A festa foi organizada pela comissão de festejos e lideranças do bairro.

São esperadas cerca de 10 mil pessoas, entre moradores e convidados, para saborear o tradicional bolo de aniversário, que neste ano terá 27 metros de comprimento.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;