Memória Titulo
A nossa mais antiga empresa faz 100 anos

O grupo de transporte público das famílias Setti e Braga, de São Bernardo, celebra hoje a festa do seu primeiro centenário

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
06/11/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


O grupo de transporte público das famílias Setti e Braga, de São Bernardo, celebra hoje a festa do seu primeiro centenário. Trata-se do mais antigo grupo empresarial em atividade no Grande ABC. O ano referencial é o 1910, quando João Braga já transportava os primeiros passageiros entre São Bernardo e Santo André, num tílburi inglês do século 19, puxado a cavalos. Nos anos 1920 foi adquirida a primeira jardineira. A família encontra-se na quinta geração com o nascimento, neste ano, da primeira tataraneta de João Setti, Beatrice.

NAS ONDAS DO RÁDIO

USP FM (93,7) - Memória. Futebolistas de ontem e de sempre (parte 2): Barbosa e Friaça. Produção e apresentação: Milton Parron. Trabalhos técnicos: Cido Tavares. Hoje, às 9h.
Trianon AM (740). Quinta Avenida. Hoje: big band do violinista Jan Savitt, em gravações dos anos 1930; e os cantores Sue Raney e John Pizzarelli; amanhã: Alberta Hunter, uma das divas negras do jazz. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.comercialderadio.com.br e www.quintaavenida.mus.br
Eldorado AM (700). Brasil em Todos os Tempos. Os lances da vitória de Dilma Rousseff; as riquezas nacionais do passado: o ouro, o café e o sonho do pré-sal. Produção e apresentação: Geraldo Nunes. Hoje, às 23h; amanhã, às 6h e 12h.
ABC AM (1570). Viagem no Tempo. Na parte musical, Adilson Ramos, Martinha e Barros de Alencar. Este canta Prometemos não chorar (versão própria), a pedido de Antonio Leonardo, do Jardim Alvorada, Santo André. Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Amanhã, das 8h às 9h. Contatos: viagemnotempo@radioabc.com.br .
Pérola da Serra (87,5). Reminiscências. Crisanto Machado foi um dos primeiros seleiros de Ribeirão Pires. Hoje é nome de rua no Jardim Rancho Alegre, no bairro Itrapoã. Produção e apresentação: Américo e Lina Del Corto; e a participação de Octavio David Filho, Idmir Pedro dos Santos, Walter Gallo, Idair F. Santos, Antonio Simões, Pedro Cordeiro e Ademar Bertoldo. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br

Cronica do João Ramalho
Texto: Rodolfo Zoboli

O esquema - Em uma estratégia arriscada, Moutinho providenciou a cola em dois cartões, do tamanho de uma carta de baralho, escritos na frente e no verso. Os cartões foram furados na parte superior, cada um deles amarrado na extremidade do barbante. O barbante passou pelos braços e nunca, escondido sob uma camisa de mangas compridas.
Agora era só aguardar e torcer para que a matéria escolhida fosse a da cola.
Bingo! Naqueles singelos cartões estava toda a matéria da prova. Moutinho puxava um dos cartões para a palma da mão e colava. Quando o professor Firmo se aproximava, uma jogada de ombros e o cartão desaparecia por debaixo da camisa.
Resultado: primeiro aluno a conseguir uma nota 10 em Historia do Brasil. A indignação do professor foi evidente. Do tamanho da surpresa de toda a turma. (Continua).

AGENDA
Sociologia - José de Souza Martins lança hoje, às 10h, na Alpharrabio, a nona edição do livro O Cativeiro da Terra (Contexto). Endereço: Rua Dr. Eduardo Monteiro, 151, Santo André.
São Caetano - Terceira idade participa hoje da Festa do Sorvete, a partir das 10h, no Centro Integrado de Saúde e Educação: Rua Dionísio Mercado 199, Vila Gerty.
Santo André - Grupo de alunos dos anos 1960 do Colégio Estadual de Santo André reúne-se hoje, às 20h, no Primeiro de Maio FC. Mais informações no site http://blogdatchurma.blogspot.com.


Domingo, 6 de novembro de 1960
Manchete - Musumecci desiste; Braido pode ser o candidato a prefeito de São Caetano

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quinta-feira, 6 de novembro de 1980
Destaque - Pedida intervenção nos transportes; carreteiros mantêm greve.
Estradas - Via Anchieta apresenta muitos trechos falhos.
Editorial - Falta recondicionar a mente dos governantes
Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - Desburocratização só com autoridade.
Polícia - Quadrilha assalta hotéis na região.

EM 6 DE NOVEMBRO DE...

1910 - Jurista Miguel Reale nasce em São Bento do Sapucaí (SP), filho de Bráz Reale e Felicidade Chiaradia Reale, a Nhá Dad. É o padrinho de Diadema, nome por ele escolhido em 1948. Miguel Reale faleceu aos 95 anos.

1910 - José Luiz Flaquer, de Santo André, é eleito senador estadual.

1940 - Decreto-lei transfere para o bairro Santana, em Ribeirão Pires, a Escola Municipal Martim Afonso de Souza, de Campo Grande, Paranapiacaba.

1970 - Tarcisio Meira e Glória Menezes descem de helicóptero em Santo André para divulgar uma caderneta de poupança, a Haspa, com loja na Rua Senador Flaquer.

SANTOS DO DIA

Ático, Demetriano e Leonardo de Limoges, Limosino e/ou de Noblac (eremita).
Na estampa, São Félix. Viveu no século 3º. Nascido em Nola, perto de Nápoles, Itália, foi ordenado sacerdote e martirizado. Sua festa litúrgica é celebrada em 14 de janeiro.

FALECIMENTOS

SANTO ANDRÉ
Altina Alves Costa, 81. Natural de Andaraí (BA). Dia 4. Cemitério Memorial Phoenix.

SÃO BERNARDO
Avanda Pereira Cardoso de Lima, 89. Natural de Santo André. Dia 4. Cemitério de Vila Euclides.
Erotydes dos Santos Martins, 89. Natural do Rio de Janeiro. Dia 4. Cemitério dos Casa.
Narciza de Andrade Macedo, 89. Natural de Itapecerica da Serra (SP). Dia 3. Cemitério da Paulicéia.
Ruth Batello, 86. Natural de Casa Branca (SP). Dia 3. Cemitério dos Casa.
SÃO CAETANO
(Cemitério da Cerâmica)

Francisca Arcas Serretiello, 94. Dia 3.
Aurélia Madalena Pereio, 94. Dia 30
João Pessoa Gonçalves, 80. Dia 3
Zenith Custódio, 62. Dia 28.

FRANCISCA DE OLIVEIRA PINTO
(Paraibuna, SP, 3-5-1915 - Santo André 25-10-2010)

t A história de dona Francisca é a história do Sr. Brazilino de Oliveira Pinto, policial da Força Pública. Ela seguiu os passos do marido, deslocado de um lado para o outro, inclusive para o presídio da Ilha Anchieta, no Litoral Norte de São Paulo, onde testemunhou um dos vários levantes de presos.
Francisca e Brazilino casaram-se em Paraibuna. Mudaram para o bairro do Brás, em São Paulo. Depois para Santos, onde nasceu Araci, a primeira filha. Em 1937 a jovem família estava em Santo André. Residiu, então, na Rua Coronel Oliveira Lima. Nova mudança, de volta para Paraibuna, em 1943; a chegada à Ilha Anchieta, em 1945; e o estabelecimento definitivo em Santo André, em 1947, no bairro Paraíso, onde dona Francisca residiu durante 63 anos.
"O que ela mais gostava era viajar para o Interior. São João do Barreiro era a sua cidade predileta. Religiosa, ia sempre a Aparecida", narra o filho José.
Como 3º sargento, Sr. Brazilino faleceu há 25 anos; dona Francisca partiu aos 95 anos. Está sepultada no Cemitério de Vila Euclides, em São Bernardo. Deixa os filhos Araci, Arari, José e Maria Helena; um quinto filho, Luiz Carlos, é falecido. Deixa também cinco netos e quatro bisnetos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;