Setecidades Titulo Escuridão na estrada
Ecovias atrasa restabelecimento de iluminação na Via Anchieta

Prazo para conclusão do serviço em São Bernardo foi adiado de outubro para fim deste mês

Por Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
06/11/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


 Motoristas que circulam pela Via Anchieta, em São Bernardo, terão que esperar até o fim do mês para o restabelecimento total da iluminação entre o km 20,5 e o km 23 da rodovia. Previsto para ser concluído em outubro, o serviço teve seu prazo postergado, segundo a Eletropaulo, devido às fortes chuvas registradas nas últimas semanas, que impediram o andamento das atividades.

Alvo de ação judicial, o atraso na instalação de postes na estrada pode resultar em multa diária de R$ 20 mil à Ecovias, concessionária responsável pelo SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes), por descumprimento do prazo de conclusão do serviço.

Conforme decisão emitida pelo TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), no mês passado, diante “dos riscos pela ausência de iluminação na via”, a Ecovias teria de ter finalizado até o dia 31 de outubro o restabelecimento da energia, o que não ocorreu.

A decisão dada em agravo de instrumento interposto pela própria Prefeitura de São Bernardo levou em consideração, dentre outros documentos apresentados pelo município, denúncia feita no dia 18 de setembro pelo Diário. Na oportunidade, a equipe de reportagem mostrou os riscos enfrentados por usuários devido à escuridão da estrada.

Na tentativa de reverter possível punição, a Ecovias prometeu protocolar ainda nesta semana petição conjunta, firmada entre a concessionária e a Prefeitura de São Bernardo, visando requerer a postergação do prazo por 30 dias para cumprimento da liminar.

 

PROBLEMA ANTIGO

A falta de iluminação na Via Anchieta ocorre desde o início do ano, quando parte dos postes que estavam instalados entre o km 18 e km 23 da estrada foi retirada durante obras de ampliação da rodovia.

Embora a intervenção tenha sido concluída no fim de agosto, o restabelecimento da iluminação ainda não foi feito por completo.

Dados da Prefeitura de São Bernardo apontam que, entre julho e agosto deste ano, pelo menos 20 vítimas de acidentes foram atendidas no PS (Pronto-Socorro) Central do município. Durante entrevista ao Diário, o secretário de Transportes de São Bernardo, Delson José Amador, chegou a sugerir que a falta de iluminação do viário poderia estar impulsionando o número de ocorrências.

Segundo a Eletropaulo, responsável pelo serviço, apenas a iluminação entre o km 18 e km 20,5 da Via Anchieta já foi normalizada.

Devido às fortes chuvas de outubro, “que impediram a empresa de continuar o trabalho”, o trecho entre o km 20,5 e o km 23 será finalizado apenas na primeira quinzena de novembro.

Por meio de nota, a Ecovias destacou que está acompanhando de perto os trabalhos que estão sendo executados pela Eletropaulo. “De acordo com informações passadas pela concessionária de energia, os trabalhos estão avançados e devem ser finalizados na próxima semana”, prometeu.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;