Política Titulo Pivô do caso Semasa
Tokuzumi, ex-vice-prefeito de Ribeirão, morre aos 63

Atual secretário de Meio Ambiente sofria de problemas nos rins desde o começo do ano

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
15/11/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Ex-vice-prefeito de Ribeirão Pires, Roberto Tokuzumi morreu ontem, aos 63 anos. Ele enfrentava problemas nos rins e nos últimos meses passava por sessões de hemodiálise. O prefeito Adler Kiko Teixeira (PSB) decretou luto oficial de três dias.

Tokuzumi ganhou notoriedade na política de Ribeirão Pires quando, ao lado de Valdírio Prisco (morto em 2012), venceu a eleição de 1992. Em 1996, concorreu como prefeito, mas foi derrotado por Maria Inês Soares (PT). Em 2000, novamente buscou o Paço e foi superado de novo pela petista.

Desde o começo deste ano Tokuzumi era secretário de Meio Ambiente do governo de Kiko. O socialista lamentou a perda. “Ribeirão Pires se despediu no início da noite (de ontem) de Roberto Tokuzumi, homem admirável e de carreira profissional respeitável. Suas contribuições a Ribeirão Pires são inegáveis e estão eternizadas na memória da cidade. Presto condolências aos filhos, netos, familiares, amigos e a todos aqueles que, como eu, tiveram o privilégio de conhecê-lo”, declarou o chefe do Executivo.

Nascido em Mogi das Cruzes e arquiteto de formação, Tokuzumi voltou aos holofotes políticos do Grande ABC em 2012, quando denunciou esquema de cobrança de propina dentro do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) na gestão de Aidan Ravin (PSB). Então diretor de Gestão Ambiental da autarquia, ele relatou ao Ministério Público como funcionava uma estratégia para travar emissões de licenciamento ambiental, documentos esses que só eram liberados mediante pagamento de recursos indevidos.

Apesar de denunciante, Tokuzumi virou réu na Justiça por ter supostamente participado de uma das cobranças. O caso segue paralisado depois que a defesa de um dos réus conseguiu habeas corpus contestando os trâmites judiciais do caso.

Pessoas próximas de Tokuzumi relataram que ele enfrentava graves problemas nos rins desde o começo do ano, doença que se agravou nos últimos meses. Na semana passada, o político foi visto andando de cadeira de rodas pela Prefeitura, já demonstrando estado debilitado de saúde.

Nos últimos anos Tokuzumi exerceu cargos na Secretaria de Governo do Estado e na Pasta de Habitação de São Bernardo. Ele deixa três filhos e três netos. Tokuzumi era irmão de Paulo Tokuzumi (PSDB), prefeito de Suzano entre 1993 e 1996 e de 2013 a 2016.

O velório teve início ontem, às 22h, na Câmara, e o enterro está marcado para hoje, no Cemitério Vale dos Pinheirais, em Mauá. Até o fechamento desta edição não havia confirmação do horário da cerimônia de sepultamento. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;