Economia Titulo
Coca-Cola suspende demissoes e greve acaba em Jundiaí
Do Diário do Grande ABC
15/11/1999 | 13:40
Compartilhar notícia


Os 500 trabalhadores da produçao da fábrica da Coca-Cola em Jundiaí, interior de Sao Paulo, suspenderam a greve que durou cinco dias. Eles pediam o retorno ao trabalho de 67 companheiros demitidos na última terça-feira.

Uma manifestaçao grande estava programada para a porta da fábrica, com as presenças de vários sindicatos do Estado. Na manha de ontem a empresa comunicou ao Sindicato dos Alimentícios que aceitava um acordo. Até entao, as reunioes mediadas pelo Ministério do Trabalho nao tinham surtido qualquer efeito.

A Panamco Brasil, responsável pelo engarrafamento de Coca-Cola, havia informado que os 67 demitidos seriam substituídos, atendendo novas exigências do mercado. Seu quadro de funcionários, com mil trabalhadores, nao sofreria alteraçao. Porém, os 500 trabalhadores da produçao resolveram paralisar as atividades na quarta-feira, contra as demissoes.

Pelo acordo com a Coca-Cola, as 67 demissoes foram suspensas pelo prazo de 15 dias. Nesse período haverá um programa de demissao voluntária. Os demais trabalhadores que permanecerem na fábrica terao estabilidade no emprego durante seis meses. O Sindicato ainda vai discutir com a Panamco-Brasil outras propostas.

O presidente dos Alimentícios, Gerson Sartori, explicou que a produçao da Coca-Cola é altíssima e a paralisaçao poderia comprometer a distribuiçao ao mercado. O "sucesso" do movimento se deve a "uniao da categoria, que nao cedeu às pressoes", disse o sindicalista, que recebeu vários apoios, como Antônio Carlos Spis, dos Petroleiros e Vicente Paula Silva, o Vicentinho, da Central Unica dos Trabalhadores (CUT).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;