Diarinho Titulo
Português deve ser valorizado
Por Juliana Ravelli
do Diário do Grande ABC
06/11/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


A linguagem culta é necessária principalmente para que o homem consiga desenvolver e expressar ideias mais elaboradas, algo que o linguajar popular não é capaz de oferecer. E isso está totalmente ligado à evolução do país e da sociedade de qualquer lugar do mundo. Por isso, todos têm de conhecê-la. Falar e escrever bem também são exigências para conseguir empregos melhores e, assim, melhorar de vida.

Por tantos motivos, a Língua Portuguesa deve ser valorizada. Entretanto, não é o que tem acontecido. Muita gente pensa que consultar o dicionário e livros de gramática é algo que se faz apenas durante a idade escolar. Não é verdade. Mesmo porque a melhor maneira de melhorar a escrita e a fala é ter bom hábito de leitura.

ANTIGA - A Língua Portuguesa surgiu a partir do latim, idioma antigo utilizado pelos romanos. Há cerca de 2.200 anos, conquistaram a região em que hoje encontram-se Portugal e Espanha. A população foi obrigada a adotá-lo. Entretanto, o latim sofreu modificações ao se misturar com os dialetos (línguas não oficiais) daquela área. Com o passar do tempo, sofreu influências de outros povos, como os árabes, até se transformar no português.

Chegou ao Brasil no século 16, pouco depois do descobrimento, trazido pelos colonizadores. No País, a língua é falada de forma diferente de Portugal porque recebemos a interferência dos índios, africanos, holandeses, franceses e, mais tarde, dos imigrantes italianos, espanhóis, alemães e japoneses.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;