Nacional Titulo
Incêndio destrói 5% da Chapada dos Guimarães
Por
06/09/2004 | 20:43
Compartilhar notícia


Um incêndio já destruiu 5% do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, distante 67 quilômetros de Cuiabá (Mato Grosso). O fogo começou na última quinta-feira, em uma chácara na região do rio Coxipó, na Área de Preservação Ambiental, devastando parte da fauna e da flora do cerrado. O parque tem 33 mil hectares. Cerca de 50 pessoas conseguiram controlar a queimada na tarde de segunda-feira, numa área de difícil acesso.

No entanto, o clima seco, o vento e a baixa umidade do ar contribuem para o surgimento de novos focos de queimadas, que se alastram na vegetação seca da localidade conhecida como Portão do Inferno – onde está localizada a cachoeira véu de noiva – cartão postal do parque, com uma queda d’água de 76 metros.

Segundo o coordenador do Prevfogo (Programa de Prevenção ao Fogo), do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Romildo Gonçalves, as hipóteses mais prováveis para o início do incêndio no parque são queimadas provocadas por turistas e donos de chácaras na região.

“É preciso que as pessoas tenham o mínimo de respeito pelo meio ambiente”, lamentou Romildo. “Sem chuvas nesta época do ano temos que redobrar os cuidados para evitar qualquer princípio de fogo”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;