Cultura & Lazer Titulo
Baixa gastronomia
Alessandro Soares
Do Diário do Grande ABC
22/11/2006 | 21:05
Compartilhar notícia


O 5º Festival Comida de Botequim de Santo André está na terceira e última etapa com 12 finalistas em quatro categorias. Paranapiacaba emplacou três botecos, o bairro Jardim, tradicional reduto de bares da cidade, tem dois, assim como Centro e Vila Assunção. Jardim Bela Vista, parque Erasmo Assunção e Vila Suíça, com um finalista cada, são outras regiões na final deste concurso de sabores. Diversidade geográfica e de receitas marca a edição 2006.

Com o prazo final esticado para a próxima segunda-feira (27), sobra mais tempo para os concorrentes serem apreciados. O público pode votar após provar a iguaria, depositando sua pontuação de 1 a 10 nas urnas identificadas nos botecos ou na internet. Os jurados, escolhidos entre empresários locais, chefes de cozinha e freqüentadores de botecos, fazem o mesmo.

Até dia 27, inclusive, a votação estará aberta. O resultado com os vencedores nas quatro categorias (bar noturno, lanche, petisco e prato) será divulgado no dia seguinte, terça-feira. Votos populares e do júri serão reunidos na somatória final. O público, além de eleger, concorre a prêmios que serão distribuídos na cerimônia de entrega, em 5 de dezembro.

O júri tem cinco critérios para observar: degustação (gosto, sabor, temperatura), apresentação (montagem para servir), atendimento (qualidade, rapidez, simpatia), ambiente (agradabilidade, barulho, organização, limpeza geral) e comprometimento (com o festival, sobretudo).

Combinações – Eram 61 classificados em 27 de setembro, quando o festival começou, e duas etapas foram concluídas. Desfilaram nas mesas petiscos, lanches, porções e pratos com alguma exclusividade, seja no tempero ou nos ingredientes, e combinações tentadoras com carnes, mandioca, abacaxi, asas de frango temperadas, ervas aromáticas, castanhas portuguesas, capa de costela, carne de sol e bacalhau. Os finalistas foram afunilados pelo sabor, na votação do júri e do público.

Sem um patrocinador, como ocorre com o Boteco Bohemia, em São Paulo, que fez este ano sua terceira edição, a fórmula do Festival Comida de Botequim, conduzido pela Prefeitura há cinco anos, pretende consolidar Santo André como meca da baixa gastronomia da região.

A tradição dos botequins ecoa o início do século no país. ‘Boteco’, diminutivo de botequim, originou-se de ‘botica’, armazém onde se vendia de tudo no século XIX e início do século XX. Nas boticas, clientes compravam e conversavam. Com o tempo, os donos passaram a servir-lhes aperitivos e bebidas. Ir ao botequim, hoje, inclui também os ingredientes bate-papo e sociabilidade, além de comes e bebes.

Site: www.santoandre.sp.gov.br/festivalbotequim

Finalistas

Bar Noturno
Quitute: bolinho de carne de sol
Água Doce Cachaçaria – r. das Figueiras, 634, bairro Jardim. Tel.: 4436-6154

Quitute: tabuleiro dos pampas

Café Bar Tradição dos Pampas – r. Campos Sales, 398, Paranapiacaba. Tel.: 4439-0355

Quitute: parmigiana da toca

Toca do Coelho Bar – r. das Caneleiras, 461, bairro Jardim. Tel.: 4436-6931

Lanche
Quitute: mega salada bacon
Lancheteria Mega Lanches – r. Galiléia, 109, Vila Suíça.

Tel.: 4973-1206

Quitute: X quatro queijos salada
Cachorraria – r. Senador Fláquer, 525, Centro. Tel.: 4427-3735

Quitute: beirute de filé mignon
Restaurante e Café Época – av. João Ramalho, 390, Vila Assunção. Tel.: 4437-3268

Petisco
Quitute: batata de bacalhau
Bar e Lanches Flor da Benedetti – av. Dr. Alberto Benedetti, 301, Vila Assunção. Tel.: 4993-1297

Quitute: wings comandante romano
Restaurante e Cervejaria JB – av. Portugal, 1.136, Jardim Bela Vista. Tel.: 4992-8667

Quitute: lascas de frango
Varanda’s Bar – r. Catiguá, 160, Parque Erasmo Assunção. Tel.: 4401-3136.

Prato
Quitute: peixe à dorê
Restaurante e Lanchonete Camily – r. Luiz Pinto Fláquer, 404, Centro. Tel.: 4994-4361

Quitute: galinha d’angola com castanhas portuguesas
SPR – Sopas, Petiscos e Refeições – av. Antonio Olintho, 481, Paranapiacaba. Tel.: 4439-0276

Quitute: matambre à gaúcha
Cantinho da Terra – r. Campos Sales, 399, Paranapiacaba. Tel.: 3329-2853




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;