Economia Titulo Integração
Brasil negocia política industrial comum com vizinho
Por Da Agência Brasil
18/02/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


As divergências comerciais entre o Brasil e a Argentina serão tema de reuniões que ocorrerão hoje e amanhã em Buenos Aires. A ideia é elaborar propostas de investimentos conjuntos para a integração dos dois parques produtivos, englobando diversos setores, desde leite a veículos espaciais.

As negociações serão conduzidas pelo presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Reginaldo Arcuri; pelo secretário de Comércio Exterior, Welber Barral; e por representantes do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), da Camex (Câmara de Comércio Exterior) e do Ministério de Relações Exteriores.

Nos dois dias do encontro, os negociadores deverão trocar informações sobre áreas de interesses dos dois países, apresentar propostas de método para a execução do programa e sugerir cronograma de ações. O objetivo é compartilhar eficiência e desenvolver novas tecnologias.

Estudos realizados pela consultoria de negócios Abeceb indicam que há pelo menos 13 setores que atraem investimentos e abrem chances para a competitividade internacional. A relação inclui os segmentos de lácteos, derivados de amido, bebidas, aeronaves, veículos espaciais e autopeças. Para Arcuri, é fundamental não apresentar lista fechada, e sim opções para negociar.

As análises sugerem ainda a possibilidade de aproveitar a mão de obra qualificada por parte do Brasil atendendo a interesses do mercado argentino. Os setores indicados seriam a construção civil, software, transporte e logística.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;