Internacional Titulo
Soldados britânicos são condenados por abusos contra iraquianos
Da AFP
25/02/2005 | 18:21
Compartilhar notícia


Três militares britânicos foram condenados à prisão e expulsos do Exército nesta sexta-feira por maltratar prisioneiros civis iraquianos, anunciou nesta sexta-feira uma Corte marcial britânica em Osnabrueck (oeste da Alemanha).

O soldado de maior patente dos três, o tenente Daniel Kenyon, 33 anos, foi condenado a 18 meses de prisão por não ter comunicado que outros dois militares, que estavam sob suas ordens, haviam maltratado presos iraquianos perto de Basra em maio de 2003.

Mark Cooley, 25 anos, foi condenado a dois anos de prisão por ter transportado um prisioneiro amarrado em uma empilhadeira e fingir que batia em um preso durante uma sessão de fotos.

Darren Larkin, 30 anos, por sua vez, confessou ser culpado de agredir um prisioneiro e foi condenado a cinco meses de prisão.

As imagens do abuso foram comparadas aos maus-tratos praticados por soldados americanos contra iraquianos na prisão de Abu Ghraib, na região de Bagdá.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;