Internacional Titulo
Bélgica registra quarta noite de distúrbios
Por Da AFP
10/11/2005 | 11:50
Compartilhar notícia


Os incêndios de veículos, latas de lixo e outros objetos se multiplicaram na noite de quarta-feira em várias cidades da Bélgica, anunciaram nesta quinta-feira as autoridades belgas.

Pela quarta noite consecutiva, os bombeiros realizaram intervenções vinculadas a incêndios e coquetéis molotov em Bruxelas, Antuérpia e Malinas, de acordo com o Centro de Crise do Governo belga.

De qualquer modo, estes incidentes ainda não podem ser comparados com a violência urbana que vive há duas semanas a França, onde 482 veículos foram queimados e 203 pessoas acabaram detidas na noite de quarta-feira, uma queda sensível após a decretação do toque de recolher em várias cidades francesas.

Em Bruxelas, dez veículos e um caminhão foram incendiados na quarta-feira à noite. Além disso, latas de lixo foram incendiadas, assim como outros objetos, elevando para 25 o número de intervenções dos bombeiros somente na região de Bruxelas, segundo um porta-voz desta entidade, Francis Boileau.

A maioria dos incidentes se desenvolveu em bairros com grande população imigrante, como exemplo Anderlecht, Molenbeek e Schaerbeek, destacou por sua parte o Centro de Crise. "Trata-se novamente de casos isolados e em nenhum momento houve tensão elevada ou agitação", explicou o Centro de Crise, que relatou 15 incêndios de carros na noite de quarta-feira em todo o país.

Os bombeiros não informaram sobre qualquer enfrentamento entre jovens e forças de ordem, destacando ainda não terem sido agredidos durantes as ações.

Contudo, a Polícia efetuou várias detenções, por exemplo em Winterslag, no norte do país, onde dois veículos haviam sido incendiados na terça-feira.

Seis jovens, entre 18 e 22 anos, declararam para a Polícia local terem se inspirado nos incidentes na França para provocar problemas, informou a agência de notícias Belga.

Na terça-feira, a Polícia havia encontrado um desenho injurioso contra o ministro francês do Interior, Nicolás Sarkozy, perto de um veículo incendiado nos subúrbios de Antuérpia, o que constituiu o primeiro indício concreto da existência de um vínculo entre os incidentes na Bélgica e a onda de violência na França.

Pelo menos 24 veículos foram incendiados em várias cidades da Bélgica desde a noite de domingo. Os incidentes não deixaram até o momento qualquer vítima.

As autoridades belgas ficam tensas ante o possível contágio na Bélgica da violência que sacode as cidades francesas, mesmo que indiquem que os problemas da juventude proveniente da imigração são muitos diferentes dos que acontecem no país vizinho.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;