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De clássico, rumo à igreja
Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
19/01/2011 | 07:13
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Claudinei Plaza/DGABC


Antes do sim derradeiro para uma das perguntas mais longas da história - "você, ‘Fulano', aceita ‘Fulana' como sua legítima esposa, prometendo amá-la e respeitá-la, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, até que a morte os separe?" -, muitas outras decisões foram tomadas. Uma delas, longe de ser a principal, é com qual carro a noiva vai chegar à igreja.

Atualmente, quem tem um dinheirinho sobrando, ou não se importa em aumentar um pouco mais a dívida do casório, tem optado pelos clássicos do passado. Veículos da época de seus pais, ou mesmo avós. "Mais de 80% dos casamentos que fizemos em 2010 solicitaram carros antigos", revela Lucas Galvão, proprietário da LL Carros Antigos - Casamentos e Eventos, localizada em São Paulo.

Os modelos mais solicitados são das décadas de 1940 e 1950. "O Chevrolet Fleetmaster, ano 1947, é o mais requisitado, sem dúvida", diz Galvão, lembrando que o calhambeque Ford A modelo 1929 também é bastante procurado.

Na Leo Carros Antigos e Casamento, as joias raras sobre rodas também conquistam os casais apaixonados. E lá, o Cadillac Fleetwood Limousine 1954 reina soberano ante os não menos emblemáticos Master Deluxe 1949, Special Deluxe 1940 e o impecável Bel Air 1955. Pobre do Chrysler PT Cruiser, modelo fabricado entre 2000 e 2010 que foi um dos grandes ‘conquistadores' de noivos até metade da década passada. "Ainda existe certa demanda por esse modelo, que traz visual retrô. Mas é bem abaixo dos demais", revela David Marques Corrêa, diretor comercial da empresa.

A MULHER MANDA... - Carro não é assunto de homem há muito tempo. Aqueles que pensam assim, devem morar nas cavernas e achar o desenho dos ‘Flintstones' atual. A escolha do carro que vai levar a noiva até a igreja, por exemplo, é prova de que a mulher apita muito quando o assunto é automóvel.

"Como é a noiva que vai com o carro à igreja é ela quem bate o martelo", explica Mariane Tosini Penteado, sócia-proprietária do Luxo Antigo. "Os homens gostam mais dos esportivos e não abrem mão do ar-condicionado", brinca a jovem empresária de 27 anos, ressaltando que o Ford 1932 modelo Phanteon rouba a cena na garagem em São Caetano.

PREÇO - Quem casou recentemente ou está pesquisando valores para casar sabe que tudo em uma festa é caro. Muito caro! O aluguel do carro não é diferente. "Só para tirar o PT Cruiser da garagem, o preço é de R$ 500", detalha Lucas Galvão, proprietário da LL Carros Antigos - Casamentos e Eventos, enaltecendo o fato de o preço do aluguel não ser tabelado. "O valor varia de acordo com o local e a distância que o veículo vai percorrer. O Chevrolet Sleetmaster 1947, por exemplo, parte de R$ 850. Mas seu valor pode chegar a R$ 1.500."

Aqueles que desejam o Cadillac Fleetwood Limousine 1954 devem preparar os bolsos. De saída, o clássico parte de R$ 1.000. Para a região do Grande ABC, o preço fica em torno de R$ 1.200.

Os preços das raridades do Luxo Antigo também acompanham o mercado, variando de R$ 450 a R$ 1.200. No entanto, Mariane Tosini Penteado, uma das proprietárias do Luxo Antigo, destaca o serviço chamado de "adicional de fim de festa". Caso os noivos queiram que o carro os leve para casa, hotel ou qualquer outro destino depois da festança, é cobrada taxa extra de 30% sobre o valor determinado. Isso significa que um carro alugado por R$ 1.200 pode custar R$ 1.560, caso seja solicitado o serviço.

GARANTIAS - Contratempos acontecem, principalmente quando se trabalha com máquinas - especialmente carros. É raro, mesmo com os clássicos, mas algumas vezes determinados automóveis enguiçam. E isso pode acontecer tanto com um Ford 1929 quanto com um Chrysler 300 C 2010. Por isso, as locadoras de veículos para casamentos estão bem preparadas. "Normalmente ficamos com carros reservas para atender a esses problemas. É difícil acontecer, mas estamos preparados", revela Mariane.

 




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