Economia Titulo
Ligações interurbanas entre cidades de código 11 mudam a partir da 0h
Do Diário OnLine
25/02/2005 | 18:55
Compartilhar notícia


A partir da 0h deste sábado, os moradores de 39 cidades da Região Metropolitana de São Paulo, incluindo a capital paulista, terão que escolher, obrigatoriamente, uma operadora para realizar ligações interurbanas para telefones fixos de outras 25 cidades que também usam o código 11. Até agora, apenas as 25 cidades faziam a opção da prestadora de serviço para se comunicar com os 64 municípios. As ligações entre estas cidade, que podemos denominar de grupo 1 (39 cidades) e grupo 2 (25 cidades), já são e continuarão sendo cobradas como longa distância. Além disso, elas virão discriminadas em conta.

Vale ressaltar que a mudança só envolverá clientes de telefones fixos das cidades de código DDD 11 que realizam chamadas interurbanas para localidades com o mesmo código de área 11. Sendo assim, um morador de São Bernardo que liga para outro de São Paulo, ambos pertencentes ao grupo 1, está fazendo uma ligação local e não precisa utilizar o código. Mas se o morador de São Bernardo quiser ligar para uma pessoa que vive em Atibaia, terá que usar o código da prestadora, já que se trata de uma ligação interurbana. Já o morador de Atibaia que quiser falar com um de Itu, ambos do grupo 2, deverá usar o código, pois se trata de uma ligação interurbana. Neste último caso a regra não teve alteração.

As ligações entre as 25 cidades que fazem parte do grupo 2 são consideradas de longa distância, com exceção de Jundiaí, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista, que falam entre si com ligação local. São Roque e Mairinque também pagam tarifa local para falar entre si. Já as ligações entre as 39 cidades são todas consideradas locais.

De acordo com a Telefônica, a mudança será implementada de forma gradual, até que os usuários se acostumem com a nova forma de discar. Para facilitar a assimilação desta nova regra, quando os moradores realizarem ligações interurbanas entre esses municípios, sem escolher a operadora, ele terá sua ligação interceptada com uma mensagem informando que, a partir de agora, será necessário discar 0+código da operadora+11+número do telefone – o mesmo procedimento que o usuário está acostumado a fazer para realizar qualquer outra ligação interurbana. Depois do aviso, o usuário só conseguirá completar sua chamada com a utilização do código da prestadora.

A obrigatoriedade de escolha de operadora nas ligações de longa distância entre cidades de código 11 atende determinação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e acontece após a conclusão do processo que redefiniu as áreas locais no Brasil e permitiu que muitos municípios vizinhos passassem a falar entre si pagando apenas a tarifa local.

Nas ligações a cobrar passará a valer a combinação 90+Código de Serviço da Prestadora+11+número de telefone. Também haverá mudança nas ligações locais a cobrar nesses municípios. Só valerá a seqüência 90+90+número de telefone.

Municípios que formam a área de código 11

Grupo 1: São Paulo e Região Metropolita: Região Metropolitana: São Paulo, Guarulhos, Arujá, Barueri, Biritiba-Mirim, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu, Embu-Guaçu, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guararema, Itapecerica da Serra, Itapevi, Itaquaquecetuba, Jandira, Juquitiba, Mairiporã, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Santa Isabel, Santana do Parnaíba, Santo André, São Bernardo Campo, São Caetano do Sul, São Lourenço da Serra, Suzano, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.

Grupo 2: Alumínio, Araçariguama, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Igaratá, Itatiba, Itu, Itupeva, Jarinu, Joanópolis, Jundiaí, Mairinque, Morungaba, Nazaré Paulista, Pedra Bela, Pinhalzinho, Piracaia, Salto, São Roque, Tuiuti, Vargem, Várzea Paulista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;