Memória Titulo
Apresentamos o santo de Rio Grande

A chegada do padre José foi uma bênção de Deus...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
19/05/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


"A chegada do padre José foi uma bênção de Deus."
Maria Firmina da Silva, moradora da Vila Lopes, em Rio Grande da Serra, referindo-se ao padre José Pisoni, que atuou no bairro (Diário 24-11-1978).

"Sou um padre privilegiado por ter a vista que tenho aqui do altar; vejo tudo: o trem, as árvores floridas."
Padre Joaquim de Souza, pároco de Rio Grande da Serra e Paranapiacaba, durante várias de suas missas, em frase anotada por Hamilton Gomes do Nascimento.

"Rio Grande é um jardim do Éden antes do pecado original." Idem.

"Minha maior alegria é ver que de minhas mãos saíram coisas que eu, em 2009, procurei e não achei."
Hamilton Gomes do Nascimento, seminarista, autor da dissertação História da Paróquia São Sebastião de Rio Grade da Serra, que tornou possível a realização dessas duas últimas semanas aqui em Memória.

* * *

E chegamos ao fim da 2ª Semana Rio Grande da Serra. Inacia Bernadete Neto de Araújo nos indicou Hamilton e da dissertação deste, com fotos da paróquia, Memória informou sobre a história da formação das Paróquias São Sebastião e Senhor Bom Jesus e com muitos detalhes sobre a própria formação urbana de Rio Grande da Serra.

Neste encerramento queremos apresentar o próprio Hamilton e falar de dois sacerdotes: padre José Pisoni e padre Joaquim de Souza.

PADRE PISONI 
Hamilton o chama de ‘nosso santo do Rio Grande'. O religioso esteve nas páginas do Diário em 1978, numa longa reportagem sobre a antiga capela de Vila Lopes. Padre José Pisoni, além das atividades religiosas, orientava um jardim da infância para 35 crianças. Rezava diariamente a Ave Maria, transmitida num alto-falante colocado na parte superior da capela.

Padre José, registrado Giuseppe, era suíço, nascido em 1906, e falecido em Rio Grande da Serra, onde está sepultado. Da sua obra social, o Lar Sagrada Família.

PADRE JOAQUIM
O pároco de Rio Grande da Serra e Paranapiacaba, padre Joaquim de Souza, nasceu no Paraná, na roça, em 1960. Veio para Santo André, quando iniciou sua formação religiosa na casa de formação dos Filhos da Caridade. Teve como formadores os padres José Mahon e Miguel. De dia, pedreiro, à noite, estudante. Foi ordenado padre em 1997. Atuou em três bairros de Santo André antes de vir, em 2000, para Rio Grande: Vila João Ramalho, Cidade São Jorge e Vila Guaraciaba.

SEMINARISTA HAMILTON 
Por fim, o Hamilton Gomes do Nascimento. Ele cursa o 3º e último ano de Filosofia no Unifai (Centro Universitário Assunção). Sua meta é 2017, quando deverá viver as ordenações como diácono e padre. Seus pais são do Rio Grande do Norte, Humberto José do Nascimento e Joana Ivanilda Gomes Nascimento. Nasceu em 1989, em Ribeirão Pires, quando sua família residia em Rio Grande da Serra.

Hamilton foi catequista na comunidade São Francisco de Assis durante três anos. Entrou no seminário em 2009. Desde fevereiro trabalha junto às pastorais no Santuário Nossa Senhora Aparecida, no bairro Paulicéia, em São Bernardo.

FOTOS
Ontem mesmo a secretária Inácia nos encaminhou as três fotos de capelas de Rio Grande da Serra que faltavam. Assim, está completo o levantamento sobre Rio Grande para o livro do bicentenário da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem. Obrigado Inácia, obrigado a todos.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quarta-feira, 19 de maio de 1982
Manchete - Governo favorece acordo dos metalúrgicos; GM e outras indústrias de São Caetano comunicam aumento real de 5,55%.
Meio ambiente - Continuou alto flair da Petroquímica União.
Ribeirão Pires - João Maziero assumiu ontem como prefeito.
Polícia - Recapturados detentos em Ribeirão Pires.

EM 19 DE MAIO DE...
1862 - Ato legislativo autoriza o presidente da Província de São Paulo a contratar o engenheiro M. Fox para a exploração de uma estrada de ferro ou de rodagem entre Zanzalá, em São Bernardo, e Mogi das Cruzes.

HOJE 
Dia do Defensor Público.

NAS ONDAS DO RÁDIO
Trianon AM (740) - Universal AM de Santos (810) - Quinta Avenida. Hoje: apresentação da orquestra brasileira Violinos Mágicos, sob a regência do maestro Leo Perachi; cantores Almir Ribeiro e Leny Eversong; amanhã: apresentação da orquestra Sweet Dance Bands, de Sammy Kaye e Kay Kayser, em gravações dos anos 1930 e 1940. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.trianonam.com.br e www.quintaavenida.mus.br.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) - Memória. Lembrando programas de humor do rádio brasileiro. Produção e apresentação: Milton Parron. Divulgação: Jéssica Alves de Abreu Venesio. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h.

SANTOS DO DIA

Crispim de Viterbo, Ivo e Prudenciana.
Fonte - Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2012.
Bom Jesus (Ecce Uomo). Século 19. Madeira policromada. Origem: Caçapava (SP).
Fontes - Museu de Arte Sacra de São Paulo; Andréa Maria Zabrieszach Afonso dos Santos, museóloga; foto: Iran Monteiro. Contatos: 3326-1373; 5393-3336; mas@museuartesacra.sp.gov.br.

FALECIMENTOS

SANTO ANDRÉ
José Ernesto Sobrinho, 94. Natural de Bueno Brandão (MG). Dia 15. Cemitério Cristo Redentor, em Vila Pires.
Benedita Feliciano dos Santos, 78. Natural de Pouso Alegre (MG). Dia 16. Cemitério Sagrado Coração de Jesus, em Camilópolis.
Anayde Gomes de Oliveira, 71. Natural de Utinga (BA). Dia 16. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, no Curuçá.
João Gilberto Cardoso, 47. Natural de São Caetano. Dia 16. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, no bairro Curuçá.

SÃO BERNARDO
Anna Simerdelli Beltran, 94. Natural de Bariri (MG). Dia 16, em Santo André. Jardim da Colina.

MAUÁ
Thereza de Jesus da Silva, 83. Natural de Casa Branca (SP). Dia 17. Cemitério Santa Lídia.
João Batista Steganha, 68. Natural de Laranjal Paulista (SP). Dia 16, em Santo André. Vale dos Pinheirais.

RIBEIRÃO PIRES
Geralda José Branquinho, 79. Natural de Lorena (SP). Dia 17. Cemitério São José
Elizabete Camioli Gonçalves, 51. Natural de Mauá. Dia 16. Cemitério São José.

Serviços Funerários: Santo André - 4433-3544; São Bernardo - 4330-4527; Diadema - 4056-1045; Mauá - 4514-7399; Ribeirão Pires - 4828-1436; Rio Grande da Serra - 4820-4353.
Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;