Cena Política Titulo
No mar com a prancha, Lauro pensa sozinho
Raphael Rocha
15/02/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


A ação movida pelo prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), contra a Prefeitura, conforme mostrou o Diário na segunda-feira, foi alvo de discussão ampla dentro do núcleo duro do governo antes de a petição ter sido protocolada no Fórum de Diadema. Houve reunião com o núcleo jurídico para debater o tema. Muita gente próxima do prefeito sugeriu que ele não fizesse esse movimento agora, até para evitar desgaste com o funcionalismo – Lauro travou incontáveis embates com os servidores públicos. Também houve a ponderação sobre o impacto nas campanhas eleitorais patrocinadas pelo governo neste ano. Até porque o verde, em discursos, sustenta que a administração não conta com recursos em abundância para investimentos – e sequer reajustar o salário dos funcionários. Mas Lauro decidiu ir até o fim, achando que a concessão do 13º salário e de um terço de férias é constitucional. E, mais do que isso, viajou com os amigos para o Exterior para surfar, seu hobby favorito.

BASTIDORES

Fatos internos
Fatos inusitados permearam a ação do prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), contra a Prefeitura. O primeiro é que o secretário de Assuntos Jurídicos do Paço, Fernando Moreira Machado, só ficou sabendo da petição quando ela já havia sido protocolada. Fernando é advogado de Lauro desde a época em que o verde foi vereador e é amigo do prefeito. O outro é que a secretária de Habitação, Regina Gonçalves (PV), chegou a participar da reunião que debateu a viabilidade das ações requerendo 13º salário e férias retroativos. Regina foi vereadora da cidade até 2011, quando assumiu vaga de deputada estadual. O processo envolvendo a verde, porém, não foi protocolado.

Fim de discussão
Por fim, vereadores da base de sustentação do prefeito Lauro Michels (PV) acreditam que está completamente enterrada a possibilidade de ser aprovada reforma no estatuto dos servidores, principal aposta do governo de Diadema para reduzir a folha de pagamento. O texto foi comentado entre a bancada no fim do ano passado, mas não teve votos suficientes e sequer foi ao plenário.

Luto
Ex-vereador de São Caetano, Moacir Guirão morreu na noite de terça-feira, vítima de infecção hospitalar – estava internado para colocação de prótese no quadril. Guirão foi parlamentar por duas legislaturas (de 1989 a 1992 e de 1993 a 1996). No governo de Paulo Pinheiro, ele foi articulador junto à Câmara e também atuou no setor de Trânsito. O presidente do Legislativo, Pio Mielo (MDB), assinou nota de pesar pela morte do político, que também teve passagem destacada nos governos de Luiz Olinto Tortorello (morto em 2004).

Justificativa
O prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), utilizou as redes sociais para falar sobre a licitação para contratação de convênio para os servidores e dependentes. O processo licitatório é conduzido pelo IPSA (Instituto de Previdência de Santo André) e, na semana passada, indicou que a GreenLine ofereceu a melhor proposta. A empresa prontamente foi questionada. Paulo Serra destacou que a contratação seguirá os parâmetros da lei e que caberá ao poder público cobrar pela prestação de serviço de qualidade. “Não pode haver pré-julgamento”, escreveu o tucano. “Se a empresa que for vencedora, segundo a lei, não prestar bom serviço, teremos de punir e trocar. Se o serviço for de qualidade, iremos manter”, emendou. “Portanto, menos politicagem e mais ação efetiva.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;