Internacional Titulo
CIA teria usado Boeing para transportar supostos terroristas
Da AFP
20/02/2005 | 19:52
Compartilhar notícia


A CIA (agência central de inteligência americana) teria usado um Boeing 737 para transportar supostos terroristas a instalações clandestinas e interrogá-los, informou a revista Newsweek deste domingo.

A publicação destaca ter obtido planos de vôos da aeronave indicando que a CIA o teria utilizado num "projeto secreto global para transportar suspeitos a locais de inquéritos clandestinos usados na guerra contra o terrorismo".

A Newsweek informou que os arquivos da Administração Federal de Aviação estabelecem que o avião foi adquirido pela Premier Executive Transport Services, uma empresa que já não funciona mais e tinha sua sede em Massachusetts.

Fontes da Inteligência americana indicaram que a companhia tinha o perfil suspeito para a agência.

"Junto com os projetos de vôo previamente revelados de uma aeronave menor, a Gulfstream V, os trajetos do Boeing 737 são a maior prova da existência de um sistema de prisão "fantasma" global, que interroga supostos terroristas e é operado pela CIA", explica a revista.

Khaled el-Masri, um alemão descendente de libaneses, disse que foi seqüestrado por agentes secretos americanos enquanto estava de férias na Macedônia em 31 de dezembro de 2003, segundo a Newsweek.

Três semanas depois, contou Masri, ele foi levado num avião para o Afeganistão, foi algemado, agredido e interrogado sobre extremistas em sua mesquita em Ulm, Alemanha.

Masri foi libertado meses depois e abandonado numa estrada deserta que leva à Macedônia, narrou. "O caso está sendo investigado por um promotor de Munique como um seqüestro", indicou a Newsweek.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;