Cultura & Lazer Titulo
Faroeste opõe rudes e sensíveis
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
15/02/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Russell Crowe e Christian Bale repetem duelo travado entre Glenn Ford e Van Heflin no faroeste Galante e Sanguinário (1957) na refilmagem agora batizada Os Indomáveis, uma das estréias de hoje no Grande ABC e em São Paulo. Os dois são dirigidos por John Mangold, de Johnny e June (2006). O filme é candidato a dois Oscar: trilha sonora e mixagem de som.

A dupla representa o melhor possível para seus tipos físicos. Embora o inglês Bale tenha ganhado músculos para Batman Begins (a continuação Cavaleiro Negro chega também este ano) sempre faz o tipo sensível. Ele é Dan Evans, um fazendeiro pacato. Mora com a mulher, Alice (Gretchen Mol), e dois filhos em um rancho simples no estado sulista do Arizona. Com dificuldades financeiras, está perto de perder suas terras.

Crowe, como o bandidão Ben Wade, faz mais um tipo rude que sempre lhe cai bem. Claro que, como o título em português do original denuncia, ele desperta paixões. O embate entre os dois talentos começa quando Evans presencia incrível assalto a uma diligência, liderado por Wade, na cidadezinha de Bigbee. O bandidão é capturado e o xerife Butterfield (Dallas Roberts) recruta um grupo de homens para escoltá-lo até o tribunal da cidade de Yuma. Evans se candidata.

Para o rancheiro, além do pagamento de US$ 200 pelo trabalho, a recompensa é conquistar a admiração do filho William (Logan Lehman), fascinado por tipos como o que o pai tem de lidar agora.

Sua missão é conduzir Wade até a estação de trem da cidade vizinha, Contention, e embarcar com ele no trem das 3h10 (daí o título original 3:10 to Yuma). Mas o caminho até lá é marcado por violentas tentativas do bando do fora-da-lei de resgatá-lo, emboscadas de índios e, não é difícil adivinhar, o ataque iminente do próprio Wade.

A refilmagem estava nas mãos de Tom Cruise até pouco tempo antes do início das filmagens, em outubro de 2006. A história, adaptada de conto de Elmore Leonard, foi publicada em 1953.

O diretor John Mangold queria o australiano (atualmente também em cartaz em O Gângster) desde o princípio como o bandido, mas isso só se concretizou depois que Cruise abandonou o barco. Antes de Bale, Eric Bana, compatriota de Crowe, estava cotado para o papel de Dan Evans.

O Original

1 - Galante e Sanguinário é o segundo dos três filmes ambientados no Velho Oeste que Glenn Ford fez com o diretor Delmer Daves. Os demais são O Despertar da Paixão (1956) e Como Nasce um Bravo (1958).

2 - O mocinho Van Heflin, ganhador do Oscar de ator coadjuvante por Estrada Proibida, em 1943, participou de outro clássico do western: Os Brutos Também Amam (1953).

3 - A atriz Felicia Farr – casada com Jack Lemmon (1925-2001) – repetiu dobradinha com Glenn Ford e o diretor Daves em Galante e Despertar da Paixão. Charles Bronson também atua nesse filme (1921-2003).



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;