Internacional Titulo
Ratzinger e Sodano são os favoritos da imprensa na corrida papal
Por Da AFP
13/04/2005 | 08:59
Compartilhar notícia


O cardeal alemão Joseph Ratzinger, ex-guardião da ortodoxia vaticana, e o atual secretário de Estado Angelo Sodano são os favoritos para a sucessão de João Paulo II, segundo a imprensa italiana.

Apesar da proibição expressa que pesa sobre os cardeais de comentar ou divulgar o conteúdo dos debates sobre a sucessão, por ordem expressa do próprio Ratzinger, os jornais detalham a batalha interna entre eles, que se reúnem diariamente nas congregações gerais.

"Reina uma grande confusão, mas o decano (Raztinger) teria quase 40 votos", afirma o jornal Corriere della Sera. O número necessário para ser eleito é de 77, que representa dois terços dos eleitores mais um.

Os mais otimistas chegam a falar que o cardeal alemão de 78 anos, muito elogiado por sua homilia no funeral de João Paulo II, já teria 50 votos, segundo o jornal La Repubblica.

Já o diário Il Tempo afirma que Sodano teria 30 votos. "Poucos, mas significativos para a primeira votação", garante o jornal, acrescentando que com ele estará grande parte da Cúria oficial. O secretário de Estado também contaria com outros 'pesos pesados', como o arcebispo primaz belga Godfried Danneels e o prestigioso ex-arcebispo de Milão Carlo Maria Martini.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;