Economia Titulo
Fabricante de cozinhas industriais amplia produção
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
17/09/2010 | 07:07
Compartilhar notícia


Uma das líderes no País no ramo de cozinhas industriais, a Topema, de São Bernardo, completa 45 anos de atuação no mercado com uma reestruturação administrativa e investimentos em ampliação e modernização da linha de produtos.

O fundador e antigo presidente da companhia, Nelson Cury, deixa o cargo para ficar à frente do conselho administrativo do grupo e seus filhos Nelson Ferraz Cury e Ronaldo Ferraz Cury assumem respectivamente, a presidência e a vice-presidência executiva.

Além da mudança de comando, a empresa investiu cerca de R$ 3 milhões em maquinário para ampliar em 50% a capacidade produtiva e se prepara para duplicar a área construída - das atuais 5.200 m² para 11,7 mil m².

A fabricante, cujo faturamento deve alcançar R$ 32 milhões neste ano, também modernizou sua gama de produtos. Por meio de acordos que preveem transferência de tecnologia com grupos da Coréia e dos Estados Unidos, a fabricante aposta em itens com o conceito de sustentabilidade, que associam soluções ecologicamente corretas a economia de energia ou redução de gastos com descarte de resíduos, por exemplo.

A empresa apresentou, nesta semana, na feira Equipotel (voltado para o segmento hoteleiro), em São Paulo, a linha Innovations, que inclui equipamentos como redutor de lixo orgânico, fogão de indução magnética e uma fritadeira que faz filtragem e permite usar até seis vezes o mesmo óleo.

Nelson Ferraz Cury cita que o apelo sustentável tem atraído o interesse do setor empresarial. Um dos projetos acertados pelo grupo é com a rede de fast food Spoleto, que deve adotar o fogão de indução em suas mais de 200 lojas e economizar com o consumo de gás.

MODERNIZAÇÃO
A Topema tem se modernizado e automatizado seu processo fabril nos últimos anos. No ano 2000, adquiriu um equipamento de corte a laser e em 2003, comprou uma máquina robotizada. Depois, em 2008, passou a ter dobradeira CNC italiana e, mais recentemente, em 2009, uma puncionadeira computadorizada.

A empresa, que já atendeu companhias como Vale, Petrobras, Pão de Açúcar, Burger King, Bob's, Hilton, Sheraton, Blue Tree Towers, entre outras, produz itens para cozinha completa: desde armazenamento, refrigeração, transporte, higienização, preparação, cocção, exaustão até distribuição.

PERSPECTIVAS
Atualmente com quadro de 150 funcionários, que deve crescer no ano que vem em razão das ampliações, a companhia vê com grande expectativa a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016, no Brasil. Para o executivo, os eventos devem fazer surgir oportunidades de venda de produtos para redes hoteleira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;