Economia Titulo Seminário
Alckmin discute crise no Grande ABC

Sem participar de embate político, secretário aponta possíveis soluções para enfrentar turbulências

Michele Loureiro
Tauana Marin
12/03/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Diante dos discursos politizados durante o seminário O ABC do Diálogo e do Desenvolvimento, ontem, em São Bernardo, a objetividade de propostas e ações ficou por conta do secretário do Estado de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Alckmin.

Entre as propostas formuladas, Alckmin enfatizou a parceria entre o setor privado, as sete prefeituras do Grande ABC, as câmaras municipais, assim como as incubadoras de empresas da região. "Não há como deixar de lado o parque tecnológico da região. É pensando nisso que vamos focar no arranjo produtivo local, em setores como o de plástico, metal-mecânico, moveleiro e cosméticos. Esses segmentos certamente terão investimento para, assim, estimularmos a competitividade", explicou.

Alckmin destacou "quatro medidas necessárias de combate à crise". Em primeiro, o investimento público. "Até o final deste ano serão investidos R$ 20,6 bilhões no Estado de São Paulo. É preciso antecipar ao máximo a execução do orçamento que prevê a amplicação desses recursos".

Em seguida, o secretário enfatizou a necessidade do estímulo ao investimento privado e a desoneração de bens de capital - o ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) para a compra de maquinários -, medida que deve ser regulamentada nos próximos dias.

O outro foco de propostas de combate à crise é a criação do fundo de aval, um conjunto de medidas para possibilitar empréstimos às pequenas empresas.

"O problema da pequena empresa é de não ter garantia, então o Estado terá esse papel e dará essa garantia. Também está sendo criada a Agência de Fomento do Estado de São Paulo, a Nossa Caixa Desenvolvimento, que é o chamado BNDES paulista, para que possamos fomentar as pequenas empresas", finaliza Alckmin.

IMPRESSÃO - Para o diretor-executivo da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Fausto Cestari Filho, apesar de as falas do primeiro dia de seminário terem tomado um rumo político, o segundo dia deve ser melhor.

"Amanhã (hoje) devem sair as propostas concretas. Mesmo assim, a presença de nomes como Dilma e Serra foi de fundamental importância para a região, já que eles conheceram nossos problemas e teremos acesso mais fácil aos governos estaduais e federais", destaca. (colaborou Paula Cabrera)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;