Política Titulo Diplomados
Juliano e Araújo retornam dia 19
Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
14/02/2013 | 06:57
Compartilhar notícia


 

Após resolver imbróglio judicial, os vereadores eleitos de Santo André Sargento Juliano (PMDB) e José de Araújo (PMDB) serão empossados semana que vem. Os peemedebistas serão diplomados dia 19 pela Justiça Eleitoral, ficando aptos para exercer mandato na Câmara.

Na semana passada, o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral) deferiu o registro de candidatura de Juliano por sete votos a zero, sustentando o quinto mandato do parlamentar. A validação dos votos garantiu a permanência de Araújo no Legislativo, por conta da recontagem do quociente eleitoral.

Juliano comemorou a data da diplomação, mas ainda é cauteloso ao mencionar a posse na Câmara. "Existe essa possibilidade, mas vamos aguardar a próxima semana", disse.

O presidente da Câmara, Donizeti Pereira (PV), avalia que, se a documentação dos parlamentares estiver em ordem e for encaminhada à Câmara, os dois peemedebistas podem ser empossados na próxima semana. "Se os dois estiverem diplomados e com os requisitos que mencionei preenchidos, poderemos ter a sessão com os 21 parlamentares", avaliou.

Recordista de votos no Grande ABC na última eleição com 8.551 sufrágios, Juliano foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa pelo Ministério Público Eleitoral e a Justiça impugnou sua candidatura.

A ação ocorreu devido ao período de 13 dias em que ele ficou na presidência da Câmara, em 2002. Na época, o então chefe do Legislativo, Carlinhos Augusto (PT), autorizou subsídios complementares aos vereadores, como 13° salário e auxílio-paletó. Os benefícios foram considerados ilegais pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado), que condenou as contas da Câmara.

Mesmo sem oficialmente retornado ao Legisaltivo, Sargento Juliano e José de Araújo são disputados pelos blocos governistas e de oposição ao prefeito Carlos Grana (PT) na Casa.

O G-12 (grupo de uma dúzia de parlamentares) foi decisivo para a vitória de Donizeti no pleito legislativo e tem o comando das principais comissões permanentes da Câmara (Constituição e Jurtiça e Finanças e Orçamento) e quer a adesão dos dois para se fortalecer.

Cauteloso, Juliano disse que nenhuma decisão será tomada antes de consulta ao presidente estadual do PMDB, Baleia Rossi. "Vamos marcar uma agenda com ele (Baleia) e conversar."

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;