Política Titulo Mauá
Projeto expõe diferenças de Oswaldo e Donisete
Bruno Coelho
Do Diário do Grande ABC
06/02/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


O ano legislativo em Mauá começou reforçando as diferenças ideológicas entre a atual administração, encabeçada pelo prefeito Donisete Braga (PT), com seu antecessor, Oswaldo Dias (PT). Além da presença do gestor municipal na abertura das atividades dos 23 vereadores, ele solicitou a retirada da ordem do dia do polêmico projeto que revoga leis municipais que concedem bolsas de estudos parciais para servidores públicos.

A contestada propositura, oriunda da gestão Oswaldo, extingue a Lei Municipal 4.284/2007, que assegura bolsa universitária de estudo de 50% a 100% aos funcionários públicos. O projeto, que tramita na Casa desde 2011, causou divergência até mesmo dentro da base de sustentação à administração petista, que temia pelo desgaste político perante a opinião pública, pois retira benefício do servidor.

Ao contrário de Oswaldo, Donisete solicitou ao presidente da Câmara, Paulo Suares (PT), a retirada do item na ordem do dia para ser reavaliado pelo Paço.

A presença do prefeito na primeira plenária foi bem recebida pelos legisladores. Donisete afirmou que pretende ter diálogo aberto com a Câmara, convidando vereadores para o café da manhã. "Quero ouvir as reivindicações. Não faltará de nossa parte o diálogo entre os poderes (Executivo e Legislativo)."

O encontro dará o tom da relação entre Prefeitura e Câmara, uma vez que servirá para o chefe do Executivo explanar os primeiros projetos a serem encaminhados para os parlamentares e apresentação do quadro financeiro do município. Além disso, o prefeito usou a tribuna para pedir compreensão do Parlamento quanto à dívida do município de R$ 1,4 bilhão, reforçando que buscará renegociar o montante e obter recursos do governo federal.

 

COMISSÕES

Com oposição sem força na Câmara, a atual administração teve mais uma vitória na sessão de ontem. O PT conseguiu emplacar a presidência das duas principais comissões: Justiça e Redação, e Finanças. Com isso, Donisete não terá problemas para o aval de projetos do Paço antes da votação.

Wagner Rubinelli (PT) preside a Comissão de Justiça e Redação, enquanto Admir Jacomussi (PRP) tem a função de secretário. Completa a lista como integrante Sandra Regina (PMDB).

Para a Comissão de Finanças, o PT está representado por dois integrantes, com José Luiz Cassimiro na presidência e Marcelo Oliveira como terceiro integrante. O grupo é composto ainda por Gil Miranda (PRB) no papel de secretário.

Entre as comissões secundárias, Cultura tem na presidência Eugenio Rufino (PTB), Jotão (PSDB) na secretaria e Betinho da Dragões (PR) como último componente. Para área de Defesa dos Direitos Humanos, Cincinato Freire (PDT) ocupa o cargo de mandatário, enquanto que Ricardinho da Enfermagem (PTB) fica como secretário e Severino do MSTU (PDT) fecha o quadro.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;