Cíntia Bortotto Titulo Carreiras
Planeje seu sucesso

Planejamento de carreira é o passo a passo do seu caminho no mercado de trabalho

Por Cíntia Bortotto
14/04/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


 Uma das vertentes mais gratificantes de meu trabalho em recursos humanos é o chamado planejamento de carreira. Tenho acompanhado o caminho de diversos jovens – e também de algumas pessoas nem tão jovens assim –, que decidiram escrever sua história de sucesso por meio do planejamento de carreira. E é incrível como essa ferramenta funciona. A maior parte das pessoas que conheço que ainda são jovens e ocupam cargos de destaque, fez planejamento de carreira. É impressionante como os resultados são positivos e é nítida a diferença competitiva entre aqueles que sabem o que querem e os que não.

 

Planejamento de carreira é o passo a passo do seu caminho no mercado de trabalho. Aonde você quer chegar? O que você quer ser? Passar por processo como este te ensina como chegar lá. É como se fosse uma bússola, te guiando e mostrando quando seguir e para onde ir. É recurso que, quando bem estruturado, pode tornar-se grande aliado de quem deseja superar obstáculos no trabalho. Por meio de organização dos seus objetivos e de cronograma muito bem organizado, você consegue resultados muito mais rápidos e satisfatórios para sua vida profissional.

 

O planejamento de carreira pode durar alguns meses, dependendo do caso, ou se estender por tempo maior. Nesse período, é possível desenvolver autoconhecimento e autoconfiança suficientes para realizar os primeiros movimentos no mercado, além de projetar o futuro baseado nos pontos fortes e naqueles que devem ser melhorados. A técnica consiste, inicialmente, em destacar as qualidades e as oportunidades de melhoria do cliente e, a partir deles, montar a trajetória com base no que o cliente privilegia em sua vida.

 

O planejamento pode ser feito em praticamente todas as fases da carreira de um profissional. Muitos profissionais já maduros procuram este serviço no momento do desligamento da empresa. Funciona. Mas eu acredito que a melhor época para pensar nisso é ainda na universidade. Quanto antes você começar a pensar em seu futuro de forma organizada, estabelecendo metas e objetivos, maiores as chances de você se dar bem, não importa que carreira tenha escolhido seguir.

 

Muita gente me pergunta: “Mas e se eu mudar de ideia?”. É muito simples, refaça o trajeto. Nós somos seres humanos, nós mudamos a toda hora. Muitas vezes o que você queria há um ano, hoje você já não quer mais. Além disso, alguns acontecimentos em nossas vidas acabam transformando nossa maneira de viver e alterando nossos valores. Aí não tem jeito, temos de refazer o que planejamos.

 

As pessoas, ao longo de sua vida profissional, tendem a perder o foco ou a se acomodar. Quando se tem o plano benfeito, ele funciona como calendário, sempre sinalizando que a hora da nova etapa começou ou está para começar. Assim, sem pressões e com as estratégias corretas e fazendo sempre reavaliações de suas metas, você poderá chegar cada vez mais longe. Siga confiante e boa sorte!

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;