Cultura & Lazer Titulo Artes e Cultura
Festival de Cultura
de portas abertas

Concurso musical Minha Banda Aí cria nova
categoria e agora adultos podem se inscrever

Por Caroline Garcia
Do Diário do Grande ABC
22/03/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Arquivo/DGABC


Deu-se a largada para o 3º Festival de Cultura e Arte do Grande ABC, evento que ocorre nos dias 7 e 8 de junho e promove o intercâmbio entre linguagens e modalidades diferentes dentro do espaço artístico. A novidade neste ano está no concurso cultural de música Minha Banda Aí: adultos também poderão participar.

“Tivemos muitos pedidos e a região tem muita banda boa. É um cenário musical que fervilha, mas que ainda sofre com falta de espaço. Seria um desperdício deixá-las de fora. Sem falar na troca de experiências que os mais novos terão nos bastidores”, diz Marcela Munhoz, redatora do D+, que empresta o selo jovem ao concurso.

Crianças, jovens, portadores de deficiência, adultos, idosos, grupos e escolas podem se inscrever em qualquer um dos gêneros do festival. A única exigência é que haja alguma ligação com uma das sete cidades da região.

Nas modalidades estão dança e teatro (mostra de artes cênicas), fotografia, escultura, pintura, gravura e desenho (mostra de artes visuais), música e literatura.

Inscrições

A ficha de inscrição estará disponível a partir de segunda-feira e deve ser preenchida exclusivamente pela internet até o dia 4 de maio (exceto para as bandas). Todos os links, imagens e materiais dos projetos devem ser anexados. Cada participante (grupo, individual ou escola) pode se inscrever com até três trabalhos por categoria.

Três jurados farão a seleção seguindo os quesitos regionalidade, técnica de execução, criatividade e adequação à mostra. O resultado será divulgado no dia 18 de maio.

Já no concurso Minha Banda Aí, as inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 5 de abril, também pelo site para ambas as categorias – jovens entre 15 e 21 anos e adultos. É necessário que cada grupo envie link com um vídeo de uma gravação de música ao vivo, sem interferência de estúdio.

A primeira seleção será online e aberta ao público. Depois, os semifinalistas passarão por um júri convidado pela organização.

Serão aceitas performances autorais e covers de artistas mais conhecidos. Oito bandas sairão vencedoras (quatro de cada categoria) e tocarão nos dias do evento, no Parque Central, em Santo André. O resultado será divulgado no dia 4 de maio.

No ano passado, na primeira edição, o concurso musical recebeu mais de 100 inscritos. As bandas regionais premiadas que fizeram shows no mesmo palco de O Teatro Mágico, Golpe de Estado, Tiê e Velhas Virgens foram 100 Heróis, Nagueta, UP4 e Liquid Dookie (veja entrevista com os ganhadores de 2013 na edição do D+ de amanhã).

As bandas convidadas para este ano ainda não estão confirmadas. “Já temos o dobro de adultos inscritos. Espero que os jovens tenham coragem, percam o medo e saiam da garagem”, conta Marcela.

O regulamento completo está disponível no hotsite do festival, que é realizado pelo Diário em parceira com a Prefeitura de Santo André.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;