Brickmann Titulo
Jogando dados com a morte

O número de homicídios em São Paulo caiu drasticamente, informam as estatísticas

Por Carlos Brickmann
29/02/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


O número de homicídios em São Paulo caiu drasticamente, informam as estatísticas oficiais. Isso quer dizer que há menos gente sendo assassinada? Não, não é bem assim: há mais mortos. Sempre de acordo com os números da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo, os homicídios dolosos (em que há intenção de matar) caíram 7% na Capital e 2,2% fora da Capital. Os homicídios culposos (em que não havia a intenção de matar) se reduziram em 2,05%. Agora, o grande mistério: houve redução de homicídios dolosos, houve redução de homicídios culposos, mas o número de vítimas não diminuiu: ao contrário, aumentou. Era de 376, passou a 382. Se o número de vítimas aumentou e o de homicídios diminuiu, como fechar a conta? Vamos lá: seu salário foi reduzido, mas a quantidade de reais que você recebe aumentou. Qual a mágica?

Talvez haja alguma explicação (pode-se procurar na obra-prima O Homem que Calculava, de Malba Tahan - que além de expor e resolver problemas matemáticos é muito bem escrito). O interessante, entretanto, é que nossos grandes jornais de circulação nacional aceitaram a informação sem discuti-la, sem dar aos ‘homens que calculam' da Secretaria da Segurança Pública a oportunidade de explicá-la, sem dar a este colunista e a outros leigos a oportunidade de entendê-la.

Talvez a solução esteja numa famosa frase do economista norte-americano Aaron Levenstein: "A estatística é como um biquíni. O que mostra é sugestivo, mas o que esconde é essencial." 

AVIÕES, SUBMARINOS? NÃO...

Um grande vazamento de diálogos pelo WikiLeaks, portal especializado em divulgar informações sigilosas, sugere que a compra de submarinos franceses pelo Brasil é muito estranha e pode estar relacionada a pagamentos ilegais. Sugere também que a possível compra dos caças supersônicos Rafale, também da França, será algo tão absurdo que pode levar a maus pensamentos. Os vazamentos do WikiLeaks não levam necessariamente à verdade. E é curiosa a data do vazamento, próxima àquela em que, segundo corre em Brasília, seria anunciada a compra dos Rafale. As fontes cujas informações foram vazadas defendem os caças norte-americanos Boeing F-18 - o vazamento, portanto, lhes é conveniente. 

É O ESTALEIRO, ESTÚPIDO

A história mais significativa do acordo militar entre Brasil e França não é a que aparece nos WikiLeaks: é a do estaleiro que o Brasil constrói, com tecnologia francesa. Por algum motivo, os franceses exigiram que o estaleiro fosse construído por empresa brasileira, e empresa específica: a Odebrecht. Não é comum, em acordos internacionais, que um país indique as empresas do outro que devem ser escolhidas. E não é nem daqueles casos em que se determinam características que levarão à escolha de uma empresa: é aquela, só aquela e pronto. 

TICO-TICO NO FUBÁ

O candidato do PT à prefeitura paulistana, Fernando Haddad, começou prometendo fazer dura oposição ao atual prefeito, Gilberto Kassab. Aí Kassab se aproximou do ídolo e mentor de Haddad, o ex-presidente Lula, e só faltou Haddad se lançar ao chão diante do prefeito, gritando "Caramuru! Caramuru!" Mas Kassab cumpriu sua velha promessa: se Serra fosse candidato, ele o apoiaria. E Haddad está hoje na oposição ao ex-quase-futuro-aliado - tão feroz que até já forjou uma frase oposicionista, "a volta dos que não foram". Está em plena campanha: anda despenteado (o que lhe deve doer na alma), com a camisa social finíssima fora das calças, vestindo-se como deve achar que um trabalhador se veste. Uma hora dessas é capaz de ousar até pegar ônibus ou metrô. 

VEJA SÓ

O que uma eleição é capaz de fazer: a alta cúpula do PSDB, temendo a desagregação do partido em São Paulo, foi buscar José Serra para candidato. É a primeira vez que alguém pensa em Serra como elemento agregador.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;