Internacional Titulo
Vírus russo teria sido criado para se arma biológica
Por Do Diário do Grande ABC
21/07/1999 | 08:58
Compartilhar notícia


O misterioso vírus surgido recentemente no Sul da Rússia, que afetou centenas de pessoas e já causou nove mortes, teria sido criado pela KGB nos anos 80 como arma biológica, afirmaram nesta quarta-feira jornais russos.

A enfermidade está afetando há duas semanas a regiao de Rostov, 960 km ao sul de Moscou, mas alguns casos foram assinalados nos últimos dias nas regioes vizinhas Volgogrado e Stavropol.

Um médico de Volgogrado, que pediu o anonimato, declarou aos jornais Nezavisimaya Gazeta e Novye Izvestia que havia observado um caso de enfermidade com sintomas semelhantes na década de 80. Quando tentou investigar o misterioso vírus, o médico recebeu uma "advertência" da KGB, que lhe pediu para "nao fazer muito barulho a respeito".

O vírus é proveniente de "cadáveres de animais enterrados nos quais havia sido testado", acrescentou. "Nao acho que seja um ato terrorista. Posso admitir que a negligência russa é que fez ressurgir o vírus da KGB", concluiu o médico.

As vítimas do vírus apresentam sintomas (urticária, hemorragias internas) semelhantes aos da febre hemorrágica Congo-Criméia, enfermidade transmitida pelos carrapatos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;