Internacional Titulo
Polônia: resultados definitivos confirmam vitória dos liberais
Da AFP
23/10/2007 | 09:08
Compartilhar notícia


O partido liberal Plataforma Cívica (PO) venceu as eleições legislativas de domingo na Polônia com 41,51% dos votos, segundo os resultados definitivos anunciados nesta terça-feira pela Comissão Eleitoral Nacional.

O PO, liderado por Donald Tusk, obteve assim 209 cadeiras na Dieta (câmara baixa do Parlamento), que tem um total de 460.

Já o partido conservador Direito e Justiça (PiS) do atual primeiro-ministro Jaroslaw Kaczynski foi o segundo colocado, com 32,11% dos votos e 166 deputados.

Apenas outros dois partidos, a aliança de centro-esquerda LiD e o partido dos camponeses PSL, superaram a barreira de 5% dos votos necessária para garantir representação na Câmara.

Estas duas formações registraram respectivamente 13,15% e 8,91% dos votos, ou seja, 54 e 30 cadeiras. A minoria alemã, que não está submetida à regra dos 5%, elegeu um representante.

Os antigos aliados do PiS, o partido populista Autodefesa (Samoobrona) e a extrema-direita ultracatólica da Liga das Famílias Polonesas (LPR), perderam suas vagas no Parlamento, já que registraram apenas, respectivamente, 1,53% e 1,3% dos votos.

No Senado, com 100 cadeiras, a PO conseguiu eleger 60 representantes e o PiS 39. Um senador independente, o ex-premiê social-democrata Wlodzimierz Cimoszewicz, também foi eleito. Os senadores são escolhidos por votação nominal majoritária, enquanto a eleição na Dieta acontece por sistema proporcional.

A taxa de participação registrou um nível recorde desde o fim do comunismo, em 1989, na Polônia: 53,8%.

Pressa- O presidente do partido liberal polonês Plataforma Cívica, Donald Tusk, declarou nesta terça-feira que está disposto a formar rapidamente um novo governo, após a vitória da formação nas eleições de domingo.

"Penso que a Plataforma Cívica me pedirá hoje para formar o novo governo. Se for este o caso, aceitarei", declarou Tusk à imprensa.

O político pediu ainda ao presidente Lech Kaczynski que ordene "o calendário o mais rápido possível" para permitir a formação do novo governo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;