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Pirelli vende pneus de ônibus com defeito e resiste em trocá-los
Vanessa Selicani
Especial para o Diário
12/05/2007 | 07:02
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Foram oito pneus com defeito e em troca 2,35 deles. Essa foi a proposta feita pela Pirelli à empresa de transporte coletivo Viação Guaianazes. O produto costuma durar três meses até o primeiro recapamento e passa pelo processo mais três ou quatro vezes, dependendo do estado de conservação.

Mas, ainda dentro do prazo, os pneus apresentaram rachaduras e bolhas. Os pneus foram vistoriados por uma técnica da Pirelli, que constatou que o problema não havia sido causado por fatores externos, como mal uso.

Foram medidas as quantidades de borracha perdidas em cada pneu e a proposta da Pirelli foi devolver o valor em dinheiro referente à porcentagem encontrada em cada produto. Foram dois com 50% de perda de borracha, um com 35% e cinco com 20%, somando 235% de perda total de borracha. Desta forma, dos oitos pneus adquiridos, a empresa trocou 2,35 pneus. O preço de cada um é de cerca de R$ 1,2 mil e o prejuízo para a Guaianazes chegaria a R$ 6,7 mil.

“Nos sentimos lesados porque vamos perder quase seis pneus que tiveram defeito”, reclamou o supervisor de manutenção da viação, Amarildo Bellan Maia.

Segundo a assistente de direção do Procon-SP, Selma do Amaral, o abatimento no preço é uma forma possível de reparação a danos que não comprometam a utilização do produto. “Mas é preciso analisar se o acordo é justo entre as duas partes. Se há uma falha vinda da fabricação, a empresa precisa ser reparada”, explicou Selma.

Ela ressalta ainda que é necessário investigar se o problema ocorreu em um lote todo e se há perigo de segurança em outros pneus desta fabricação. “Se for constatado risco de vida, é preciso fazer um recall deste lote”, completa.

O gerente de Engenharia de Qualidade da Pirelli, Carlos Fernandez, disse que os pneus que apresentam defeito dentro de três meses têm troca no valor de 100%. Depois do prazo, a restituição é feita de acordo com a perda de borracha.

“No caso da Guaianazes, não foi informado à técnica que os pneus tinham apenas três meses. Somos parceiros de nossos clientes e não duvidamos da palavra da empresa”, afirmou Fernandez. A Pirelli se comprometeu a trocar todos os pneus com defeito e vai realizar testes. Na fábrica, serão cortados e passarão por exames que constatarão as reais causas do desgaste.

“Estamos aqui para garantir a qualidade do produto, e se realmente existir um problema com o lote, tomaremos as medidas necessárias”, disse o gerente da empresa.

Qualquer pneu vendido pela marca tem garantia de cinco anos, mas, dependendo da quantidade gasta do produto, normalmente depois de três meses a restituição não é de 100%. São feitas garantias de troca de acordo com a porcentagem de uso. (Supervisão de Luiz De Salvo Neto)




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