Economia Titulo
Americana Halliburton decide transferir sua sede para Dubai
Por Da AFP
12/03/2007 | 14:44
Compartilhar notícia


A companhia de petróleo texana Halliburton decidiu transferir sua sede para Dubai, provocando reações enérgicas entre os congressistas americanos nesta segunda-feira.

A Halliburton, que até alguns anos atrás era dirigida pelo vice-presidente americano, Dick Cheney, indicou no domingo que vai se mudar para a União dos Emirados Árabes para aproveitar a prosperidade do mercado energético na região.

"Este é o pior exemplo de atitude corporativa", afirmou o senador democrata Patrick Leahy, presidente do poderoso comitê judicial da câmara alta. "É um insulto aos soldados americanos e aos contribuintes que pagaram por contratos sem licitação e sofreram com os preços altos durante todos estes anos".

A KBR, subsidiária da Halliburton, aceitou pagar ao governo, em novembro de 2006, US$ 8 milhões para liquidar uma queixa por fraude vinculada a um contrato de fornecimento do exército.

A Halliburton chegou a um acordo em 2005 com o exército americano após ser acusada de superfaturamento de seus serviços nas operações militares no Oriente Médio.

A Halliburton afirma que a transferência de sua sede a Dubai obedece a razões comerciais, pois 38% dos US$ 13 bilhões de receita derivam do petróleo na região. A empresa opera em 70 países e emprega mais de 45 mil pessoas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;