Memória Titulo
Tijolo a tijolo, eles construíram esta igreja

Um dos capítulos mais deliciosos do livro sobre o centenário da Paróquia São José...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
21/03/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Um dos capítulos mais deliciosos do livro sobre o centenário da Paróquia São José, em Ribeirão Pires, é o que trata daqueles que construíram o imóvel da igreja. "Na arte do uso de pazinha, do nível e do prumo, ou seja, dos pedreiros, ficaram gravados os nomes de Armando Zampol, Osvaldo Zampol e Alexandre Figueiredo", diz trecho do capítulo, batizado de Construtores do templo. 

Também são citados carpinteiros e marceneiros, eletricistas, pintores, aqui com destaque para a obra do professor Fúlvio Penacchi. Ele retratou no afresco do presbitério o nascimento de Jesus Cristo e a fuga para o Egito. 

Os autores do livro falam do jardim da matriz: "Na arte do rastelo, da tesoura de poda, do regador, o jardineiro que montou o jardim da matriz, o qual leva o nome de Maria Benita, foi um empregado da chácara ‘Preferida' (hoje ‘Pérola da Serra', que era propriedade do Sr. José Gomes Fernandes" (página 100). 

Repetimos: o livro Igreja Matriz São José, Ribeirão Pires, 100 Anos de Evangelização é muito bonito. Vale a pena formar na sua biblioteca, caríssimo leitor. 

QUERMESSE
A barraca de crepe e tapioca é uma das mais animadas na Matriz São José. Na foto, Maria Auxiliadora (a primeira à esquerda), Ariane, Eliane, Marli e Artur. 

Crônica de um Mineirinho 

Depoimento: Expedito Soares 

Trabalhei no Restaurante São Remo, em Riacho Grande. O dono era um turco. Um dia pegou fogo no restaurante e ele nos culpou: eu e outro rapaz. Nós morávamos no fundo do restaurante - dali que vim trabalhar no restaurante do Grotti, na Rua Marechal. 

O que aconteceu no São Remo: havia acabado a luz. Meu colega acendeu uma vela. E fomos dormir. Ele tinha o costume de trancar a porta por dentro e colocar a chave debaixo do travesseiro. Acordamos no meio da noite. O quarto em chamas. 

Aqueles vitrôs compridos, de janelinhas. Não tinha como abrir. Foi um sufoco. Quebramos os vidros e gritamos por socorro. Conseguiram abrir a porta e saímos. E o turco nos mandou embora. 

O São Remo tinha uma especialidade: frango no barro. Uma farsa. 

USCS
Aniversário de Antonio Carlos Corrêa Capochim (São Paulo, SP, 17-3-1946). Ele integrou a turma pioneira da atual USCS: Administração de Empresas, 1970. 
Fonte: Centro de Memória da USCS.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS 
Domingo, 21 de março de 1982 
Manchete - Maluf (governador) culpa Grillo (prefeito) pelas dívidas de Santo André Santo André - Semasa reajusta conta de água irregularmente. 
Editorial - Combater a corrupção é dever de todos. Diadema - Ação de dom Cláudio Hummes, bispo diocesano, evita despejo no Jardim Canhema. Economia doméstica - Horta sobre a laje, uma ideia que deu certo. Reportagem: Valter Lana, com fotos de Alberto Murayama. 

Trabalhadores 
209 - Sebastião da Silva, 41. Natural de Serra Negra (SP). Residia à Rua Egito, 4. Pedreiro da Rhodia. 
210 - Antonio Conceição, 42. Natural de Atibaia (SP). Residia à Rua João Viana, 212. Operário da Rhodia. 
Fonte - 2º livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC. Ano: 1957. Presidente: Trajano José das Neves 

HOJE 
Dia Mundial da Infância, Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, Dia da Floresta Mundial, Dia Internacional da Síndrome de Down. 

EM 21 DE MARÇO DE... 

1932 - Instituída a Carteira Profissional, por decreto do presidente Getúlio Vargas. 
1967 - Semanário News Seller, antecessor do Diário, anuncia: ‘Prorrogados os mandatos dos prefeitos e vereadores de Santo André, São Bernardo e Diadema'. Com a prorrogação, até 31 de janeiro de 1969, os futuros prefeitos, vice-prefeitos e vereadores seriam eleitos no mesmo dia, em todo o País, o que não acontecia até então. 
1972 - Toma posse a nova diretoria da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André). Na presidência, comendador Emilio Sortino (reeleito).

SANTOS DO DIA
Santúcia, Lupicinio, Berilo e Nicolau de Flue. 
Fonte - Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2012. 
Na foto, Santa Quitéria. Procedência: São Roque (SP). Esculpida em meados do século 18. Barro cozido policromado. Representa a santa virgem e mártir nascida no ano 120 em Braga, Portugal. 
Fontes - Museu de Arte Sacra de São Paulo; Andréa Maria Zabrieszach Afonso dos Santos, museóloga; foto: Iran Monteiro. Contatos: 3326-1373; 5393-3336; mas@museuartesacra.sp.gov.br. 

AZIZ NACIB AB'SABER 
(São Luíz do Paraitiniga, 24-10-1924 - São Paulo, 16-3-2012) 

Geógrafo e professor universitário, Aziz Ab'Saber inscreveu seu nome nacional e internacionalmente, e teve uma vivência também no Grande ABC. 

Um de seus estudos envolveu a geografia urbana e natural de Mauá, sempre por ele citado quando de suas vindas à região. 

Na primeira gestão do prefeito Celso Daniel, em Santo André (1989 - 1992), professor Ab'Saber orientou a realização de um curso endereçado aos professores públicos, coordenado por sua irmã. Um curso básico, onde se ensinou a leitura de mapas, o que significa curvas de nível, escala e todos aqueles detalhes e sinais que muitas vezes passam despercebidos e que são simples de serem observados. 
Professor emérito, pai da Geografia brasileira, estudioso até o fim, Ab'Saber percorreu a pé, e anônimo, o trajeto entre a Câmara de Santo André e o Cemitério da Saudade, na Vila Assunção, acompanhando o translado do corpo do seu amigo, e também professor, Celso Daniel. "Uma perda irreparável", dizia ele. 

Como ‘perda irreparável' é agora a partida de Aziz Ab'Saber, aos 87 anos, e que foi sepultado sábado no Cemitério da Paz, no Morumbi. Como dissemos quando da partida do prefeito Celso Daniel, é importante que se reúna todo o acervo do mestre. O do professor Ab'Saber terá um museu em sua cidade natal. Para nós, do Grande ABC, é especialmente importante registrar a presença do professor Ab'Saber entre nós, e divulgar e discutir os estudos que ele aqui realizou, ainda jovem, no início da carreira.

FALECIMENTOS

SANTO ANDRÉ 
Jacinto Fernandes Rampim, 93. Natural de Atibaia. Dia 18. Cemitério Curuçá. 
Joanna Hildegarde Weber, 92. Natural da Alemanha. Dia 16. Cemitério Camilópolis. 
Caarmelinda Berlim Betez, 89. Natural de Igaraçu (SP). Dia 17. Cemitério Curuçá. 
Célia Marcon, 88. Natural de Santo André. Dia 16. Cemitério da Saudade, em Vila Assunção. 

SÃO BERNARDO 
Celeste Maria Rocco Viola, 93. Natural de São Bernardo. Dia 17. Jardim da Colina. 
Josepha Gomes Damião, 83. Natural de Presidente Alves (SP). Dia 17, em Santo André. Jardim da Colina. 
Fidelina Alves Imaizumi, 79. Natural de Jacaraci (BA). Dia 19. Jardim da Colina. 
Hugo Duarte Silva Kresch, 78. Natural do Rio de Janeiro (RJ). Dia 19. Cemitério da Paulicéia. 

MAUÁ 
José Carlos Alves, 57. Natural de Santo André. Dia 16, em Santo André. Cemitério de Vila Vitória, em Mauá. 
Rafael Rinaldo Aguiar dos Santos, 30. Natural de Santo André. Dia 17, em Santo André. Cemitério Santa Lídia. 

RIO GRANDE DA SERRA 
Célia Alves Cordeiro de Souza, 46. Natural de Rio Grande da Serra. Dia 16, em Santo André. Cemitério São Sebastião. 

Serviços Funerários: Santo André - 4433-3544; São Bernardo - 4330-4527; Diadema - 4056-1045; Mauá - 4514-7399; Ribeirão Pires - 4828-1436; Rio Grande da Serra - 4820-4353.
Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;