Internacional Titulo
Jesuítas lembram assassinato de seis padres em El Salvador
Por Do Diário do Grande ABC
16/11/2000 | 11:44
Compartilhar notícia


O 11º aniversário do assassinato de seis sacerdotes pelo exército de El Salvador é lembrado nesta quinta com uma peregrinaçao da comunidade jesuíta.

Os espanhóis Ignacio Ellacuría, Ignacio Martín Baró, Segundo Montes, Armando López, Juan Ramón Moreno e o salvadorenho Joaquín López, e suas duas empregadas, foram mortos na madrugada do dia 16 de novembro de 1989 pelas tropas do comando Atlacatl.

Os peregrinos carregam velas, cruzes com as fotos dos assassinados e entoando cânticos, uma multidao de salvadorenhos percorreu as instalaçoes da Universidade José Siméon Caas, no Sul da capital, onde foram assassinados os religiosos. Cerca de 70 sacerdotes celebraram uma missa.

As homenagens aos mortos ocorrem poucos dias depois que o Procurador Geral Belisario Artiga anunciou que vai pedir a reabertura do caso. O presidente Francisco Flores disse recentemente que reabrir os casos ocorridos durante os 12 anos da guerra civil é reabrir feridas e jogar perigosamente com a paz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;