Internacional Titulo
Ataque da Otan causa blecaute em Belgrado
Do Diário do Grande ABC
22/05/1999 | 13:45
Compartilhar notícia


Caças da Otan bombardearam esta madrugada a capital e outras cidades iugoslavas, deixando sem eletricidade grande parte da república da Sérvia. Um dos objetivos dos ataques foi a usina de eletricidade de Kolubara, a cerca de 30 quilômetros a sudoeste de Belgrado, que abastece a maior parte da capital e das regioes centro e norte da Sérvia.

Segundo meios de comunicaçao locais, quatro mísseis atingiram o principal centro de distribuiçao da usina e uma estaçao transformadora próxima, calculando-se que ficarao inutilizadas durante semanas, o que deve ocasionar cortes de energia elétrica em uma grande área.

A Otan divulgou declaraçao em sua sede, em Bruxelas, informando que realizara seus bombardeios noturnos mais intensos das oito semanas de campanha contra a Iugoslávia, atacando instalaçoes energéticas, depósitos de muniçao, pontes e quartéis militares.

Também foram atingidos 12 tanques, 18 veículos militares e nove posiçoes da artilharia, num total de 684 vôos, inclusive 90 contra sistemas de defesa antiaérea, disse a OTAN.

Habitantes de Belgrado contaram que houve explosoes em vários subúrbios, bem como no bosque Lipovica, onde a OTAN suspeita que fica um comando de baterias antiaéreas e comunicaçoes militares. Nao houve informaçoes imediatas sobre danos ou vítimas.

Na manha deste sábado, Belgrado e pelo menos outras 15 cidades estavam sem eletricidade porque, além dos ataques com mísseis contra Kolubara, onde 13 pessoas ficaram feridas, avioes da OTAN lançaram bombas com filamentos de carvao que provocam curto-circuitos nos cabos que conduzem a eletricidade.

Equipes de conserto restabeleceram o fornecimento de eletricidade a Belgrado em poucas horas, mas em seguida a rede voltou a cair. Declaraçao da companhia de eletricidade da Sérvia acusou a Otan de tentar "causar uma catástrofe humanitária de grandes proporçoes".

Os bombardeios continuaram durante o dia e a agência de notícias oficial Tanjug disse que a OTAN disparou esta manha oito mísseis sobre a cidade de Prizren, em Kosovo.

Entre os objetivos atacados neste sábado estava um depósito de combustíveis em Belgrado perto das residências de seis embaixadores, que ficaram danificadas durante o bombardeio de quinta-feira à noite contra o depósito, disse a Tanjug. Til.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;