Palavra do Leitor Titulo
O valor da tecnologia móvel

A evolução da tecnologia móvel nos últimos dez anos superou as expectativas mais otimistas, provando seu valor por massiva adoção

Por Dgabc
08/02/2013 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

A evolução da tecnologia móvel nos últimos dez anos superou as expectativas mais otimistas, provando seu valor por massiva adoção. No Brasil, fechamos o ano com mais de 260 milhões de acessos móveis ativos, atingindo penetração maior que 130 acessos por habitante. Em todo o mundo, são mais de 6 bilhões de acessos móveis. É muita coisa. Além disso, cada vez mais, empresas estão se dando conta da íntima relação dos consumidores e seus devices e desenvolvendo soluções que buscam explorar essa relação.

A tecnologia móvel possui atributos únicos que a fazem tão valiosa e popular. Tomi Ahonen, em seu livro The Insider's Guide to Mobile, define a tecnologia móvel como nova e revolucionária mídia e lista oito características que a torna tão singular. Dentre essas características estão o fato de ser totalmente pessoal, estar sempre junto das pessoas, on-line, possuir meio de pagamento embutido, entre outros. O fato é que o telefone celular transformou-se em companheiro inseparável e entender essa realidade é fundamental para as empresas que querem extrair todo o valor da mobilidade.

A Zenvia é líder no mercado de mobilidade corporativa no Brasil com mais de 3.000 clientes que utilizam soluções baseadas em mensagens SMS ou tecnologias OTT (Over The Top). Recentemente, a Zenvia adquiriu a operação da Pure Bros, empresa líder em tarifação de serviços e bens digitais através das operadoras de telefonia celular no Brasil. A plataforma da Pure Bros trafega a maior parte das transações de serviços de valor agregado no Brasil, incluindo serviços de entretenimento, informação, Educação e Saúde, entre outros. Com isso abriu importante frente na área de transações móveis. O uso do celular, seja smartphone ou feature phone, possui meio de pagamento embutido e isso, somado à onipresença dos dispositivos, gera muitas oportunidades.

As organizações em geral têm como desafio incorporar a tecnologia móvel às suas práticas e explorar o potencial único da mobilidade. Esta não pode ser simples extensão dos sistemas corporativos ou novas ilhas de informação. Mais do que isso, é necessário fazer emergir o verdadeiro valor da mobilidade e isso passa pela capacidade de encontrar aplicações que explorem seus atributos únicos e transformem a experiência do cliente final, que em última análise, irá determinar seu valor.

Vander Guerrero é mestre em sistema da informação pela USP.

Palavra do leitor

Poderes
O forno para assar a grandiosa pizza está sendo aquecido e surgindo o pizzaiolo eleito, falando grosso e lembrando que seu antro representa o povo, justamente o mais prejudicado em todo e qualquer ‘rombo' político, envergonhando a Nação. Os bastidores dos poderes, longe de holofotes, câmeras e das mídias, as que mostram ao povo as verdades, dentro do possível, indo fundo, se movimentaram, escolhendo a pessoa capaz de falar pelos seus pares, jamais por quem dizem representar, anunciando, antes de falar em trabalho e organização, que cabe à Casa julgar, não ao poder criado para isso, com gastos indizíveis, até o momento responsável pelo ‘recheio', daí a demora, mas que logo chegará ao povo o resultado - a pizza de mau gosto, partindo para outras, como quase sempre acontece. E que vivam os poderes, pseudodemocráticos!
Antônio Melo
Santo André

Resposta
Em resposta às cartas dos leitores Marcelo Agostinho (Concurso, dia 4) e Adelice Alves de Castro (Aguardando, dia 6), a Prefeitura de Santo André esclarece que em todas as esferas de governo existe troca de servidores designados em cargos comissionados. Em dezembro, o ex-prefeito exonerou todos os cargos em comissão e este governo está fazendo as nomeações que são necessárias à gestão municipal. O edital 08/2011 e o concurso foram feitos na gestão anterior, abrangendo 1.137 vagas previstas. Desse total, 364 já foram preenchidas. As demais vagas são designadas na medida da necessidade da área e a disponibilidade orçamentária. Esclarecemos ainda que o concurso é válido por dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. A data inicial é da homologação, que ocorreu em 2012. Portanto, o concurso do referido edital tem validade até 2016.
Prefeitura de Santo André

Assolam
Caro leitor Mário A. Dente (Mesmo assunto, dia 6), seria muito bom se pudéssemos escrever poesias enaltecendo nossos políticos e não comentar sobre tragédias evitáveis e tantas outras maravilhas. Se as coisas são repetitivas é porque repetidamente a roubalheira, a safadeza e a sem-vergonhice assolam o País.
Nelson Mendes
São Bernardo

Esquecido
Solicito à Prefeitura e ao prefeito de Santo André, Carlos Grana, e aos seus secretários maior atenção ao bairro Cidade São Jorge, que cresceu muito nos últimos anos e vem sendo esquecido pela administração na área da Saúde e na manutenção de vias públicas e praças, que estão com mato tomando conta das ruas e calçadas. Também a iluminação pública, pois muitas ruas estão às escuras. Há, ainda, pequeno rio entre a Marginal Tabapuã e a Rua Soldado Dorival de Brito, divisa com Mauá, onde a vegetação está alta demais, o que traz ratos e insetos para as residências. Esperando atitude da atual administração!
Maurício Goduto
Santo André

Marronzinhos
Lendo a reportagem sobre fiscalização (Setecidades, dia 6), onde diz que o DST irá intensificar o monitoramento em 11 pontos nos quais realmente afunila o trânsito, só tenho a dizer que eles colocarão mais marronzinhos atrás das árvores para multar caso o motorista já esteja passando quando há mudança no sinal de verde para amarelo. No cruzamento próximo à Acisa, retorno do Trólebus, eles nunca ajudaram em nada! Passo ali diariamente e nunca vi nenhum deles auxiliando a fluidez do trânsito, apenas atrás da árvore, metendo a mão no nosso bolso, pois essa e a única função deles.
Nelson Hanna
Santo André

Lei da Entrega
Parabenizo a deputada estadual Vanessa Damo pela insistência e dinamismo no mandato ao conseguir aprovar a Lei da Entrega. Acabaram-se as desculpas esfarrapadas das empresas, que nos últimos anos estavam fazendo de palhaço o consumidor, não entregando na data e horário estipulados, além de dizerem para esperar na residência vários dias. Nos dias de hoje, com a correria em que vivemos, essa lei veio bem a calhar. Agora cabe ao consumidor fazer valer e denunciar aos órgãos de defesa do consumidor as empresas que descumprirem a lei. Por atuações como a da deputada é que temos que defender o voto regional no Grande ABC.
Ailton Gomes
Ribeirão Pires




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;