Política Titulo Opinião
Para Grana, idade não é critério de renovação para reerguer o PT
Felipe Siqueira
Especial para o Diário
08/05/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Eleito para comandar a Macro PT ABC, setor regional do petismo, o ex-prefeito de Santo André Carlos Grana afirmou que, mesmo que o discurso de boa parte dos petistas seja de renovação partidária, não há necessidade de isso ser alcançado colocando pessoas mais jovens em postos de direção. Para ele, as ideias representam as renovações, não a idade. “Renovar não significa colocar dirigentes mais jovens, (isto se faz) nas propostas, nas soluções dos problemas brasileiros”, disse.

Seja vereador, deputado ou filiado ao partido, integrantes do PT vêm falando que é necessária uma mudança estrutural na legenda, e que, inclusive, se faça algo que reaproxime o militante à política. Grana não concorda com esse pensamento. O ex-prefeito acredita que o partido nunca deixou de se aproximar da militância. “O problema do PT está no enfrentamento dos adversários. Não dentro. Não pode valorizar erros e menosprezar acertos. Ao longo de sua história, fez muito mais bem para o Brasil. (Cometeu) Pontualmente alguns erros”, falou.

O que precisa ser feito, na opinião dele, é dialogar com a sociedade. “O PT tem um papel importante. Fazendo uma conversa com a sociedade, com os setores organizados, movimentos sociais, setores médios da sociedade, que, em algum momento, se iludiram com a ideia de que a solução do Brasil passava pela destruição do partido”, explicou. “(O PT) É que nem marca de pão, quanto mais bate, mais cresce. Qualquer outro partido, nacional ou internacionalmente, não resistiria como o PT resiste no Brasil, a renovação é permanente”, completou.

Grana avaliou que o PT tem plenas condições de se restabelecer nacional e regionalmente como força política. Mesmo com cenário em que, nas eleições de 2016, pela primeira vez desde sua criação, o PT não venceu em alguma cidade do Grande ABC – no ano passado, o partido só elegeu prefeitos em oito das 645 cidades do Estado de São Paulo, e, além disso, o próprio Grana perdeu a tentativa de reeleição por uma margem grande para o atual prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), “Basta ver as pesquisas que colocam Lula na liderança em todos os cenários”, disse.

Esse é justamente o foco dele para 2018. De acordo com Grana, ele não se candidata a nada nas próximas eleições, o foco é, exclusivamente, eleger o ex-presidente da República por dois mandatos Luiz Inácio Lula da Silva.

“Estou num projeto para retomada da democracia do Brasil. O fato de ter aceito o convite da Macro já é um comprometimento grande da minha parte de estar dentro do projeto. O Grande ABC é berço do partido, nós temos esse grande desafio em 2018, que é eleger o Lula. Ser candidato a algo não se coloca neste momento. Agora, é organizar as bases para eleger o Lula”, explicou.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;