Cultura & Lazer Titulo
Biografia de Lins do Rego será dirigida às crianças
Por Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
14/01/2001 | 17:20
Compartilhar notícia


José Lins do Rego, autor de livros como Menino de Engenho e Fogo Morto, completaria 100 anos de vida em junho de 2001. Para celebrar esse centenário, a editora José Olympio, que detém os direitos sobre todos os seus títulos, prepara uma biografia especial escrita por Ana Maria Machado. Também como parte das comemorações, a Academia Brasileira de Letras (ABL) abre um concurso literário com prêmio de R$ 30 mil.

A obra de Ana Maria Machado, que será dirigida ao público infantil, deve ser lançada próximo da data exata do centenário, 3 de junho. A escritora ainda não concluiu o livro mas, em entrevista ao Diário, por telefone, adiantou que o foco será a infância do festejado autor paraibano. “José Lins do Rego passou sua infância num engenho no interior da Paraíba, no início do século. É uma experiência de vida bem diferente das crianças de hoje, que moram em cidades”, diz Ana Maria.

Há quatro meses, ela vem pesquisando detalhes sobre a vida dele. Já releu todas as suas obras e conversou tanto com sua filha Elizabeth, quanto com familiares do editor José Olympio, que foi também seu amigo pessoal.

“O difícil, agora, vai ser desbaratar o excesso de informação e colocar um texto ao alcance das crianças, que seja, ao mesmo tempo, extremamente fiel ao universo de Lins do Rego”, admite Ana Maria.

Mas o que mais lhe chamou atenção na pesquisa foi o fato de o escritor ter vivido uma infância marcada pela solidão e por constantes perdas. “Ele ficou órfão e foi criado pelo avô, que não era mau, mas também não era carinhoso. Havia um ambiente de melancolia, e ele somatizava as coisas, por isso era franzino e asmático”, argumenta. “Difícil será não fazer um livro para baixo”.

A biografia deve ser publicada com 20 páginas, com textos e muitas ilustrações. Ana Maria arrisca dizer que o livro talvez seja mais indicado a leitores com idade entre 8 e 12 anos, aproximadamente.

Ana Maria não acredita ser indispensável conhecer a vida do autor para se interessar por seus escritos. “O importante é conhecer sua obra”, afirma. Para os mais jovens, indica o infantil Histórias da Velha Totonha. E para adolescentes, Menino de Engenho, que considera “divertidíssimo”. “José Lins do Rego é um belo autor. É importante relembrá-lo. Não temos tão bons autores assim para desperdiçar”, finaliza.

Concurso – A ABL vai receber, até 3 de junho, as inscrições dos interessados em participar do prêmio José Lins do Rego. O concurso literário irá premiar com R$ 30 mil o melhor livro, inédito ou publicado em 2001, sobre a vida ou a obra do escritor paraibano. O prêmio será anunciado até 30 de novembro. Desde 1993, a ABL não realizava um concurso deste porte.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;