Setecidades Titulo
Nova Gerti aprova iniciativa do Diário
Por Paula Nunes
Do Diário do Grande ABC
15/05/2006 | 09:23
Compartilhar notícia


A população do bairro Nova Gerti, em São Caetano, aprovou o projeto Diário do Grande ABC nos Bairros, uma iniciativa do Diário que conta com o apoio da Prefeitura da cidade, Universidade Metodista de São Paulo e Casas Bahia. O evento foi realizado sábado, na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Leandro Klein. "Medi a pressão, fiz o teste de diabetes e cortei o cabelo. Vim sozinho e gostei", afirmou o aposentado Renato Vassari, 76.

A Fundação das Artes de São Caetano levou para o evento seis alunos, jovens que fazem clowns, palhaços que se apresentam fora do picadeiro de circo. Eles ficaram circulando pelo evento e divertindo os participantes com seus personagens engraçados. "Os clowns levam a sério esta atividade e as pessoas gostam deles. O difícil é que depois alguns não desligam a 'chavinha' e continuam nos personagens, fazendo palhaçadas", conta o maestro Antônio Carlos Neves Pinto, diretor da instituição.

O Trailler Odontológico disponibilizado pela Secretaria da Saúde fez 30 atendimentos durante a quarta edição do projeto. Segundo a dentista Andréa de Sette Sato, que atendeu aos pacientes, este trabalho evita que as pessoas compareçam ao ambulatório sem necessidade. "Aqui elas passam por uma triagem e só são encaminhadas para atendimento posterior se realmente necessitam", explica.

"Moro aqui atrás da escola e vim dar uma volta, achei bem bacana a iniciativa", disse o professor de informática Celso Lopes de Almeida, acompanhado de seu filho Raphael dos Santos Lopes de Almeida, de 6 anos. Raphael foi atropelado por uma moto e está com o pé engessado, mas isso não foi impedimento para que ele se divertisse no sábado, brincando com o suplemento especial do Diarinho, com atividades para as crianças colorirem e desenharem.

O teste de glicemia, que mede a quantidade de açúcar no sangue e indica casos de distúrbios no metabolismo capazes de causar a diabetes, foi intensamente procurado durante todo o dia. Pela facilidade em ser feito (basta um pequeno furo no dedo e o resultado sai na hora), chegou a gerar filas em alguns momentos, mesmo com seis voluntários fazendo o atendimento.

Cerca de 3 mil pessoas, segundo os organizadores do projeto, foram conferir a quarta edição do Diário do Grande ABC nos Bairros. As próximas estão previstas para acontecerem na semana que vem em duas cidades da região: Diadema e Mauá.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;