Política Titulo Novela
Em S.Caetano, futuro do funcionamento do Uber é incerto
Por Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
12/11/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


A novela sobre o futuro do funcionamento do Uber em São Caetano ainda tem final incerto. Enquanto a Câmara aprovou projeto proibindo o aplicativo, o governo do prefeito Paulo Pinheiro (PMDB) garante que vai regulamentar o serviço, criando critérios para que o transporte individual de passageiros cumpra regras e recolha impostos na cidade.

Na semana passada, o Diário mostrou que o Paço já trabalhava em regularizar o uso do Uber na cidade e que estudava a regulamentação da atuação dos motoristas do aplicativo.

No dia seguinte, o autor da medida, o presidente do Legislativo, Paulo Bottura (PTB), convocou os taxistas para reunião e garantiu, ao lado dos secretários Nilson Bonome (PMDB, Governo) e Marcelo Ferreira (Mobilidade Urbana), que o Uber seria proibido no município, contrariando o discurso do Palácio da Cerâmica. O petebista argumenta que a intenção do Paço é “regulamentar a proibição”, estabelecendo punições aos Uber. O artigo 1º do projeto de Bottura, porém, deixa claro que o aplicativo será proibido “até que o serviço seja regulamentado pelo Executivo” – brecha criada depois de a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Caetano criticar a proibição.

Ontem, depois de participar de cerimônia no Consórcio Intermunicipal, Pinheiro voltou a garantir que o transporte individual particular será regulamentado. “Constitucionalmente, a gente não pode proibir (o Uber). No momento, pelo serviço não estar regulmentado, eles não podem atuar na cidade. Mas para trabalharem no município, é preciso se cadastrarem e pagar impostos”, explicou o chefe do Executivo.

Na segunda-feira, Bonome assegurou que o Uber será proibido na cidade, revelando até ideias de multas aos motoristas flagrados trabalhando pelo aplicativo.“Estamos estudando o plano, porém, o valor da cobrança já está estipulada, será de R$ 5.000 a R$ 8.000. Tendo reincidência, nova multa e posteriormente acontecerá apreensão de veículos”, relatou o secretário. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;