Cíntia Bortotto Titulo Carreira
Como conseguir uma vaga?
Por Cíntia Bortotto
28/09/2015 | 07:13
Compartilhar notícia


Na sexta-feira, o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) divulgou dados sobre o mercado de trabalho formal. Com a desaceleração da economia e a crise, os dados de julho foram novamente negativos. O Brasil seguiu perdendo vagas com carteira assinada e as demissões superaram as contratações em 157.905. Foi o quarto mês seguido de cortes na economia brasileira. O resultado de julho também foi o pior para este mês desde o início da série histórica, em 1992. No acumulado deste ano, quase 500 mil vagas formais foram fechadas.

Você está em busca de uma vaga? Para começar, procure acessar todos os meios disponíveis para encontrar sua oportunidade: jornais, sites de empresas, sites de empregos, além de divulgar seu currículo para todos os seus amigos e conhecidos. É importante que todos saibam que você está à procura.

Agências para cargos operacionais ainda geram bons resultados, assim como consultorias para vagas mais especializadas ou de gestão. Uma grande vantagem que temos hoje em dia para procurar emprego é a internet, pois todas as informações já estão no site da companhia e seu cadastro é importado para o banco de dados, ou seja, é um trabalho mais sistematizado para a área de recrutamento e seleção e mais prático para o candidato.

Também é muito importante que você saiba o tipo de vaga que está buscando, e se a cultura organizacional da empresa combina com você. Seu perfil deve estar adequado ao da contratante.

Busque colocar claramente qual é o seu objetivo no currículo, isso facilita para o analista de recrutamento e seleção. Também é importante um sumário que resuma a experiência. Para cargos executivos, é importante uma seção de resultados, exemplificando com números seus principais feitos nas empresas e posições pelas quais passou. A experiência deve estar em ordem cronológica para facilitar o entendimento, e as atividades e responsabilidades dos cargos ocupados devem estar claros e sucintos. A formação deve ser descrita da última para a primeira, e os idiomas devem citar o nível e a instituição de ensino.

As empresas buscam pessoas com iniciativa, bom relacionamento interpessoal, boa capacidade de comunicação e que “saibam ouvir”. Para muitos cargos, também é valorizada a capacidade analítica e de negociação. Obviamente, para postos de gestão, foco em processos e em resultados, além de liderança, são competências valorizadas. Durante a entrevista, o tempo é escasso e você deve falar sobre seus principais resultados. Priorize. Fique atento aos sinais e às perguntas do entrevistador, ele sempre explicita o que exatamente quer saber. Cite casos reais do passado que demonstrem que você tem a competência que está sendo investigada, busque o melhor exemplo. Por isso, preparar-se para a entrevista sempre é importante e inteligente. Falar sobre escolaridade e resultados é muito importante, além de comentar seus valores e estilo.

Não utilize adornos (piercings, alargadores) durante o processo seletivo. Depois de contratado, você irá perceber se o ambiente da empresa permite a utilização desses itens. Barbas devem estar sempre bem-feitas, sapatos e roupas devem estar limpos. Cabelos cortados, aparados.

As mulheres devem utilizar pouca maquiagem e cabelos cuidados. Para cargos executivos, existe um padrão: para homens ternos escuros com gravatas discretas; para mulheres terninhos ou tailleurs, também escuros, com sapatos clássicos (scarpins); os acessórios devem ser discretos. Seguindo essa linha, ficará mais fácil encontrar seu caminho para uma nova oportunidade de trabalho.

Siga confiante e boa sorte!
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;