Esportes Titulo Projeto Esporte Braskem
Trio da região lidera Paulista de Travessias Aquáticas

Atletas fazem parte do Projeto Esporte Braskem, gratuito a jovens

Por Rodrigo Mozelli
Especial para o Diário
29/07/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


A maratona aquática é um esporte olímpico que há cerca de dez anos ganhou destaque no Brasil. Com disputas de longas distâncias em represas e mares e o sucesso de atletas como Poliana Okimoto e Ana Marcela Cunha começou a inspirar mais e mais jovens a adentrar este mundo. Assim foi com Mariana Peres, 14 anos, Guilherme Taniatti, 15, e Larissa Moreira, 16. O trio faz parte do grupo de cerca de 360 crianças e adolescentes de 8 a 17 anos de idade que participam do Projeto Esporte Braskem, administrado pela produtora de resinas termoplásticas e que os levou ao Circuito Paulista de Travessias Aquáticas, do qual são líderes nas respectivas categorias: 14/15 anos, 15/16 anos e 16/17 anos.

Há quatro anos treinando na Aceb (Associação Cultural e Esportiva Braskem – Avenida Presidente Costa e Silva, 1178), em Santo André, Mariana comenta sobre como é ser líder do Circuito. “É bom, porque é o que queríamos quando aprendemos a nadar. Queríamos o primeiro lugar e chegar lá significa o motivo pelo qual treinamos.” Já Larissa entrou para o esporte por problemas de saúde. “Precisei começar a fazer natação por ter rinite e sinusite. Acabei pegando amor e, então, continuei.”

Apesar de não poderem disputar competições oficiais, alguns pais também fazem natação na Aceb como forma de acompanhar e incentivar os filhos no esporte. Um destes casos é o de Milena Peres, 37, que sonha em ver o filho Caique no lugar mais alto do pódio. “O coloquei na natação desde pequeno. Hoje ele já faz treinamento especial em Santo André, e o levamos nas competições desde cedo. Já faz parte da vida dele o fato de que não só a mãe, mas também o pai, as primas etc. nadam. Espero que isto siga de forma natural para ele.”

OLIMPÍADA

Sendo esporte olímpico, a vontade de disputar tal competição existe no seio deste time. Assim conta Guilherme. “Acho que é sonho de todos os atletas disputar uma Olimpíada. Só que, para mim, não em 2016, é muito cedo”, brinca. Mas, para que isto possa se tornar realidade, há trabalho árduo por trás. Os professores Flávia Molla, 35, e Júlio Mauro Segura, 35, frisam que há muito treinamento com os atletas mirins. “Fazemos trabalhos de acordo com o tipo de competição prestes a ser disputada em intervalo de uma hora e meia”, afirma Segura, complementado por Flávia: “Eles são bem focados e sabem que, se vierem treinar, terão melhor resultado no dia da prova.”

ÍDOLOS

Assim como vemos no futebol, em outros esportes a inspiração em nomes da modalidade é comum. No caso dos jovens participantes do Esporte Braskem, duas são unanimidades: Poliana Okimoto e Ana Marcela Cunha. “A Poliana, em particular, luta bastante. É só ela e o marido, ou seja, em família, que é o que busco aqui”, diz Adriana Peres, 41, uma das mães de alunos do programa.

PROJETO

Feito em parceria com o Sesi de Mauá, o Projeto Esporte Braskem oferece aulas gratuitas de natação para jovens da região. Para concorrer a uma das vagas é necessário estar matriculado na rede pública de ensino de Santo André ou Mauá, e ter entre 8 e 17 anos. No início do ano são disponibilizados formulários de inscrição na Aceb.

Na parceria entre Braskem e Sesi, cabe ao Serviço, por meio do programa Atleta do Futuro, apoiar a metodologia das aulas, além da capacitação dos profissionais, avaliações e plano de aulas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;