Setecidades Titulo São Bernardo
Hotel Binder voltará a receber hóspedes em São Bernardo

Local será voltado para comunidade islâmica;
entulho e lixo foram retirados semana passada

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
10/03/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Localizado na Avenida Redenção, em São Bernardo, o Hotel Binder era um dos mais luxuosos do Grande ABC na década de 1970. Após anos sem uso, o terreno voltará a abrigar um hotel, desta vez exclusivo para a comunidade islâmica. Na matrícula do imóvel, o proprietário ainda é o Banco Schain Cury, que adquiriu a área em 1995, mas o espaço foi comprado por Ahmad Ali Saifi, presidente do Cdial (Centro de Divulgação do Islã para a América Latina).

Segundo o administrador do patrimônio, Ricardo Santos, o projeto estrutural está pronto, mas ainda é necessário aguardar documentos para o início das obras, como a determinação do engenheiro. “Pretendemos fazer um subsolo e também um prédio comercial no mesmo terreno, que tem 3.000 m².”

Na semana passada, foi realizada limpeza da área. Uma casa que abrigava ocupantes removidos do terreno foi demolida e 12 caminhões de entulho retirados do terreno.

No dia 15 de outubro de 2014, a Prefeitura havia notificado o proprietário para que fosse dado uso ao imóvel no prazo máximo de um ano. “Se isso não fosse feito, a Prefeitura poderia se apropriar do imóvel. Por isso já efetuamos a limpeza”, disse Santos.

Questionada sobre o assunto, a Prefeitura informou, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano, que não há pedido de alvará de construção ou de reforma em andamento para o local. Dessa forma, não há informações sobre o que será construído ou como o prédio será utilizado. O terreno tem histórico de dívidas de impostos municipais, porém, a administração não forneceu dados sobre o assunto.

A reportagem do Diário também questionou o Grupo Schain sobre a venda do terreno, mas foi informada na noite de ontem que deveria recorrer ao Banco BMG. O Banco Schahin foi vendido em 2011.

HISTÓRICO

Na década de 1970, período em que São Bernardo abrigou a Faculdade de Música Maestro Julião, do Instituto de Artes do Planalto, o diretor e maestro francês Michel Philippot morou no hotel com a mulher, Ana Stella Schic, famosa pianista brasileira.

Também estiveram hospedadas no Binder Nana Caymmi e Elba Ramalho, além de astros da Companhia Cinematográfica Vera Cruz, como o diretor Adolfo Celli e os atores Anselmo Duarte e Tônia Carrero.

Em 2010, chegou a haver cobrança de aluguel para moradores de rua dormirem na área. Uma carreta roubada também foi encontrada no local no mesmo ano.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;