Memória Titulo Memória
Ribeirão Pires abandona seu patrimônio maior

Funda-se, em 25 de março de 1714, a capela em louvor a Nossa Senhora do Pilar...

Por Ademir Medici
10/02/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Funda-se, em 25 de março de 1714, a capela em louvor a Nossa Senhora do Pilar, como pagamento de uma promessa feita pelo seu construtor, Antonio Corrêa de Lemos.

A data foi descoberta pelo historiador Wanderley dos Santos. Faz parte do trabalho de sua autoria, História de Ribeirão Pires, lançado em 1973 a pedido da Prefeitura de Ribeirão Pires.

O povoado em torno da capela tomaria a denominação de Pilar Velho no século 19, quando da construção da estação férrea do atual município de Mauá, em território do Pilar. Para diferenciar, o povoado ao redor da capela, mais antigo, ganha o apelido de Velho. Depois, a estação Pilar mudaria de nome e a região iria ganhando os contornos contemporâneos que todos conhecemos.

A torre da tricentenária Capela do Pilar Velho, em Ribeirão Pires, está caindo, em pleno ano em que a cidade se prepara para organizar o 13º Congresso de História do Grande ABC, previsto para setembro.

Trata-se do principal patrimônio histórico de Ribeirão Pires e se inclui entre os principais do Grande ABC, pela sua antiguidade, simbolismo e referência geográfica, já que fica a meio caminho do Grande ABC, da Zona Leste de São Paulo e de Mogi das Cruzes.

A denúncia do abandono da Capela do Pilar Velho é feita pela professora Valdelice Conceição dos Santos e endossada por esta página Memória.

É fundamental que a Prefeitura de Ribeirão Pires priorize a manutenção e restauro da capela, envolvendo diretamente o governo estadual, já que se trata de monumento histórico paulista. E que até setembro o patrimônio esteja apto a receber visita dos historiadores que, por certo, participarão do Congresso de História.

Observações de uma professora

Texto: Valdelice Conceição dos Santos

A Capela do Pilar Velho é o mais importante monumento histórico da cidade de Ribeirão Pires. E encontra-se em total estado de abandono e deterioração.

Ela foi tombada como patrimônio histórico pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), conforme resolução de 24 de abril de 1975.

Na verdade, a capela está ‘tombada’ literalmente, pois tanto suas estruturas internas como externas estão em deplorável estado de deterioração.

Caso um turista queira conhecer a capela terá que trazer na bagagem uma foice para ir cortando o mato que encobre suas escadarias.

As fotos focalizam a torre da capela. Um pequeno pedaço já caiu. Olhem com cuidado. No estado em que se encontra, a torre não vai demorar e outras partes virão abaixo.

Diário há 30 anos

Domingo, 10 de fevereiro de 1985 – ano 27, nº 5746

Manchete – Banco Central limita saque no Sulbrasileiro em Cr$ 200 mil

Economia (Maria Luisa Marcoccia) – Pesquisa inédita no Grande ABC, realizada pelo Instituto de Pesquisas do Imes de São Caetano, indica que os setores de serviços e comércio respondem hoje em Santo André, São Bernardo e São Caetano pela colocação de 62,9% dos trabalhadores.

- O percentual ultrapassa o parque industrial, que emprega os restantes 37,1%.

- Mulher destaca-se no trabalho.

Santo André (Alexandre Figueirôa) – Descaracterizado, Calçadão da Oliveira Lima faz quatro anos.

Em 10 de fevereiro de...

1830 – Governo Provincial autoriza a instalação, na Freguesia de São Bernardo, de uma escola de primeiras letras.

1915 – A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Os alemães bombardeiam Soissons.’

1925 – O industrial Narciso Pelosini, de São Bernardo, segue para Europa a bordo do navio Giulio Cesare. A viagem é a negócios.

- Clube Atlético Paulistano desce a Serra do Mar, toma o navio Zeelandia e inicia excursão inédita de um clube de futebol brasileiro pela Europa.

1945 – A Segunda Guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Os aliados assumem a ofensiva ao norte da frente ocidental.

- Prefeito Carvalho Sobrinho, de Santo André, viaja para o Rio de Janeiro. Ele acumula o cargo de superintendente de abastecimento do Estado de São Paulo.

- Prefeitura de Santo André aprova o plano de arruamento e loteamento dos terrenos pertencentes a Paulo Soichi Nogami, na Vila Aurora, distrito de Ribeirão Pires.

- Incêndio atinge seção de lenhas da Porcelana Mauá, no distrito de Mauá, exigindo a vinda de seis carros do Corpo de Bombeiros do Brás, na Capital.

Hoje

- Dia do Atleta Profissional

Santos do dia

- Santa Escolástica (Itália, Nursia, 480 – Piumarola, Montecassino, 547). Irmã de São Bento. Ambos se entregaram a Deus desde muito jovens.

- Guilherme de Maleval

- Silvano
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;