Cultura & Lazer Titulo
Debate no Imes fala sobre amor e sexo
Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
22/04/2001 | 17:04
Compartilhar notícia


Amor e Sexualidade é o tema do debate que será realizado nesta segunda-feira, às 19h30, dentro do II Ciclo de Palestras Diário do Grande ABC, promovido pelo Diário com apoio do Imes (Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano), onde também acontecem as atividades (av. Goiás, 3.400). Os interessados podem se inscrever até as 18h pelo telefone 4435-8304. A entrada é franca.

Com mediação da jornalista Roseli Tardelli, o debate reunirá o apresentador da MTV e médico psiquiatra Jairo Bouer, a sexóloga Maria Helena Matarazzo e o promotor de Justiça da Infância e Juventude da capital Clilton Guimarães dos Santos.

A sexóloga Maria Helena Matarazzo, 60 anos, é autora de livros sobre sexologia e trabalha com terapia individual e de casal. “Devo falar sobre a atual desordem amorosa em que vive a sociedade, que é o tema de Namorantes (Mandarim), livro que estarei lançando no próximo mês”, afirmou Maria Helena.

“Nessa obra, questiono se é possível encontrar o amor. E respondo que é, mas não é fácil. O jovem procura o amor perfeito e só encontra o imperfeito. Aliás, o amor moderno está marcado pelo descompromisso. As pessoas só querem surfar nas emoções, para se sentirem vivas”, disse a sexóloga e escritora.

“Porém, desencontros são inevitáveis e fazem parte do jogo amoroso. Só que as pessoas vão se desiludindo com os encontros mal-sucedidos e os golpes duros, que vão entupindo as artérias emocionais e causando pequenas mortes em partes do coração”, completou Maria Helena.

Por fim, questionada se amor e sexualidade andam (ou devem andar) juntos, ela respondeu que sexo e amor não são a mesma coisa, mas que nenhum dos dois sozinhos preservam relações. “Para que um relacionamento funcione, mesmo que a cama seja a oitava maravilha do mundo, são necessários outros recursos para sua continuidade”, explicou.

O público também poderá participar deste debate, fazendo perguntas e comentários. Os organizadores estimam que o evento tenha duração aproximada de duas horas. A coordenação do Ciclo de Palestras Diário do Grande ABC é de Marília Castro – colaboradora do Diário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;