Cultura & Lazer Titulo Grátis
Mostra de cinema é opção amanhã e quinta-feira em Santo André e São Bernardo

Evento tem como meta discutir equidade de gênero com exibição de filmes e debates

Por Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
18/12/2019 | 07:14
Compartilhar notícia
Divulgação


É com o tema Equidade de Gênero, que engloba assuntos como justiça e oportunidades iguais para homens e mulheres, por exemplo, que é realizada a mostra nacional de filmes Cinema em Movimento – Circuito Universitário.

O projeto chega à região e é parte da agenda da UFBAC (Universidade Federal do ABC). O evento é aberto ao público e tem entrada gratuita. Não é necessário realizar inscrição.

Foram selecionadas pela curadoria três obras para ilustrar a mostra: Lute Como Uma Menina, O Silêncio dos Homens, e Repense o Elogio. Os filmes tem como sugestão fortalecer as discussões sobre assuntos como o papel do homem na sociedade e o feminismo na atualidade, por exemplo.

O filme escolhido para ser exibido na região é Repense o Elogio. A primeira sessão será hoje, com duas exibições. Uma às 13h e a segunda a partir das 15h30, na unidade Santo André (Avenida dos Estados, 5.001). Amanhã, nos mesmos horários, a mostra é opção no campus São Bernardo (Alameda da Universidade). Após as exibições haverá debate sobre o tema em ambas as datas.

Assinado por Estela Renner, o documentário Repense o Elogio tem como sugestão discutir como as crianças são elogiadas. Enquanto meninas são, muitas vezes elogiadas pela sua aparência, os garotos podem receber elogios ressaltando suas habilidades, o que gera desequilíbrio. A ideia é pensar no poder das palavras.

Segundo Luciana Boal Marinho, diretora geral do circuito, “discutir equidade de gênero é fundamental na construção de um mundo menos violento. Escolhemos o tema e selecionamos os filmes buscando discutir, além da questão feminina também a masculinidade.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;