Economia Titulo Estágio
Nube oferece 15 mil vagas no País; 8,9 mil em SP
Do Diário do Grande ABC
18/07/2010 | 07:11
Compartilhar notícia


Para quem busca oportunidade de estágio, este é o momento ideal para conseguir colocação no mercado de trabalho. O Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), disponibiliza nesta temporada 15 mil vagas para os alunos do Ensino Médio, Técnico e Superior. Desse total, 8.900 estão localizadas no Estado de São Paulo.

Esse movimento ocorre porque muitos jovens se formam no meio do ano, elevando ainda mais as contratações no início do segundo semestre.

"O estágio não cai do céu, por isso, é preciso correr atrás das vagas disponíveis e aproveitar cada oportunidade", afirma Carlos Henrique Mencaci, presidente do Nube.

Segundo dados do último censo escolar do Inep/MEC e da Abres (Associação Brasileira de Estágios), há 8,3 milhões de matriculados no Ensino Médio e, no Nível Superior, 5,08 milhões. Desses 13,4 milhões, somente 6,7% conseguem estagiar.

O Nube calcula a abertura de 8.400 para o Superior, 3.600 para Tecnólogo, 2.250 para Médio Técnico e 750 para Médio, totalizando 15 mil. Qualquer aluno matriculado já pode concorrer às oportunidades, já que muitas empresas contratam estudantes a partir dos primeiros meses de aula.

No entanto, para ingressar na carreira desejada ainda neste ano, os jovens não podem perder tempo. Conhecimentos em informática, domínio da língua portuguesa, cursar um segundo idioma e vontade de aprender são diferenciais para conseguir uma colocação.

Os selecionadores buscam candidatos qualificados e os cursos extracurriculares são grandes aliados para turbinar o currículo. Além disso, existem diversos critérios avaliados durante os processos de seleção. De acordo com a gerente de treinamento do Nube, Carmen Alonso, a falta de criatividade, dinamismo e humor são os principais motivos responsáveis por eliminar um candidato. "O futuro estagiário deve saber trabalhar em equipe, competência muito requerida nas entrevistas".

Atualmente, segundo a Abres, há 900 mil estagiários em todo o País, sendo 650 mil do Nível Superior e 250 mil do Ensino Médio e Técnico. A associação prevê 52 mil vagas em todo o Brasil nessa segunda temporada, sendo 42 mil para Superior e 10 mil para Médio e Técnico. da Redação

Serviço: O Nube disponibiliza, semanalmente, oportunidades para diferentes cursos e níveis. Interessados devem cadastrar-se gratuitamente no site www.nube.com.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;