Setecidades Titulo Santo André
Leonardo Boff discute desafios ambientais
Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
11/04/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Ari Paleta/DGABC


Santo André recebeu, na noite de ontem, o filósofo e teólogo Leonardo Boff para palestra sobre os Desafios Ambientais para a Humanidade, no Teatro Municipal. O pensador chama a sociedade a discutir temas considerados ainda pouco destacados, mas tidos como principais problemas da atualidade: o aquecimento global e, consequentemente, a falta de água doce no planeta.

“A Terra é um organismo vivo que passa por processo de mudanças depois de quatro séculos de superexploração”, considera Boff. Segundo ele, está claro que a causa do problema é o sistema de desenvolvimento adotado pela sociedade, o capitalismo. “Se nós não mudarmos o comportamento, há risco de a espécie humana desaparecer”, avisa.

Uma das possíveis soluções apontadas pelo teólogo e um dos iniciadores da teologia da libertação (movimento da Igreja Católica que defende a interpretação dos ensinamentos de Cristo voltados à resolução dos problemas sociais), é a mudança de postura do ser humano frente à natureza. “É preciso respeitar os limites do ecossistema no processo de produção e pensar nas gerações futuras”, destaca.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;