Setecidades Titulo
Reúso: bom para o bolso e a natureza
Por Adriana Ferraz
Vanessa Selicani
Especial para o Diário
09/04/2007 | 07:13
Compartilhar notícia


A solução para a escassez de água pode estar no laboratório. Encontrar estratégias para economizar o recurso mais essencial da vida é tarefa diária para diversos pesquisadores. Invenções não faltam. A maioria está relacionada ao reúso da água residencial. Idéias de consumo responsável para o banho, descarga de resíduos e limpeza em geral.

Na lista das invenções ecológicas, alguns projetos se destacam pelo índice de economia. Alunos e professores do Senai (Serviço Nacional da Indústria) apostam em protótipos que reduzem o gasto com água em até 70%.

"Trabalhamos numa máquina de lavar que reutiliza a água do enxágue para a próxima lavagem. O sistema é todo interno, por fora o eletrodoméstico permanece o mesmo”, diz o inventor e instrutor de eletroeletrônica Celso Vieira.

Para quem quer um banho realmente econômico, a dica é instalar um chuveiro que tenha o mecanismo pré-pago. “A idéia recebeu esse nome porque o usuário pode programar o tempo em que quer permanecer debaixo d’água. E o preço desse tempo. Basta digitar em um teclado quais os valores pagos pela energia e pela água. Ao final do banho, o valor total é mostrado num visor”, conta Vieira.

Apesar de eficientes, ambos os projetos estão em fase de experimentação. Mas especialistas do Cirra (Centro Internacional de Referência em Reúso de Água) garantem que o desperdício pode ser combatido com ações simples. “Em primeiro lugar, as pessoas têm que deixar de pensar apenas na aparência de torneiras ou chuveiros. É sempre mais lucrativo optar por um modelo que economize água. No mercado, há opções de duchas, por exemplo, com vasões menores”, diz o professor José Carlos Mierzwa.

Além de mais prática, a consciência ambiental, por enquanto, é a única alternativa para quem quer evitar a perda de água, já que os grandes fabricantes não patrocinam novos projetos. A ONG Uniagua (Universidade da Água) recebe diversos inventores de objetos que economizam água e procuram apoio.

"Não temos investimentos nem para manter o site da ONG. A verdade é que há boas idéias, mas poucos empresários interessados em colaborar. Assim, há poucas opções”, conta o diretor José Eduardo Franco.

Uma, porém, pode chegar ao Brasil em breve. As descargas econômicas, já adaptadas nos Estados Unidos e em fase de testes em algumas empresas do Brasil. O aparelho permite que se escolha a vazão de água a ser usada. Possui uma repartição na caixa acoplada de água e dois botões, que são utilizados de acordo com o resíduo no vaso sanitário (sólido ou líquido).

Solução caseira - Quem deseja investir em projetos maiores, residenciais, tem, agora, uma boa oportunidade. Voluntários da ONG Sociedade do Sol oferecem, gratuitamente, projetos de reúso da água do chuveiro. Por meio do site, os interessados podem ter acesso à planta da obra que transporta a água para um reservatório específico, que envia o líquido para ser usado na descarga do vaso sanitário.

O responsável pela ONG, Augustín Woelz, diz que a construção do sistema não é difícil, desde que seguida atentamente. “Antes de ir para o vaso, a água do banho é armazenada numa cisterna e passa por um pré-tratamento. Depois, é bombeada, manualmente. A economia vale o trabalho. O índice é de 30%”, garante Woelz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;