Política Titulo
Avamileno vai reduzir o número de secretarias
Por Kléber Werneck
Especial para o Diário do Grande ABC
02/12/2004 | 09:22
Compartilhar notícia


Com o objetivo de enxugar a máquina administrativa, o prefeito de Santo André, João Avamileno, envia nesta quinta para a Câmara de Vereadores o projeto que reforma as secretarias municipais. O número de pastas deverá cair das atuais 18 para 15, com a extinção de três delas. As sacrificadas serão Combate à Violência Urbana e os núcleos Relações Empresariais e Comunicação Social – que hoje têm status de secretaria. Também haverá fusões e desmembramentos de outras.

Parte do plano de mudanças foi apresentado nesta quarta pelo Executivo em reunião com a bancada do PT na Câmara. Procurado pelo Diário, o governo não quis comentar a reforma em curso nas secretarias, alegando que só será divulgada em entrevista coletiva marcada para quinta à tarde. Mas fontes ligadas à Prefeitura anteciparam alguns dos pontos mais importantes.

A economia de caixa prevista com o fim das três secretarias ainda não foi revelada pelo governo. Mas, além das finanças, as mudanças trarão ingrediente político ao novo governo. Pela primeira vez, Avamileno contará com estrutura montada por ele, pois quando assumiu o cargo, há dois anos, herdou o organograma elaborado pelo prefeito assassinado Celso Daniel.

Foi Celso, por exemplo, quem criou a Secretaria de Combate à Violência Urbana. Com o fim da Pasta, a Guarda Municipal volta a ser departamento ligado diretamente ao gabinete do prefeito. O mesmo destino terá o núcleo de Comunicação Social. Relações Empresariais, por sua vez, ficará subordinada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Ação Regional.

Se algumas se fundem, outras se separam. É o caso da Secretaria de Inclusão Social e Habitação, que perderá o setor da habitação – passará para a alçada de Desenvolvimento Urbano.

Apesar de os nomes que estarão à frente destas pastas ainda estarem sendo mantidos em sigilo, é provável que a vice-prefeita eleita e atual presidente da Câmara, Ivete Garcia, assuma a Secretaria de Inclusão Social. O secretário de Governo, Mário Maurici, havia afirmado que, caso Ivete assumisse alguma Pasta, seria de acordo com sua formação acadêmica – ela é socióloga.

A outra mudança já conhecida envolve a Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André). Atualmente ligada à Secretaria de Educação por causa da merenda escolar, passará para a pasta de Administração.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;