Internacional Titulo
Chanceler alemao propoe relaçao estratégica a Putin
Do Diário do Grande ABC
15/06/2000 | 09:52
Compartilhar notícia


O chanceler alemao, Gerhard Schroeder, declarou nesta quinta-feira em Berlim, após reunir-se com o presidente russo Vladimir Putin, que os dois países ``estao interessados em uma relaçao estratégica', utilizando o mesmo termo que aplica aos vínculos da Alemanha com os Estados Unidos.

Putin, um ex-agente da KGB (serviço de inteligência da ex-Uniao Soviética) na Alemanha, que domina o alemao, disse em sua entrevista conjunta à imprensa que ``a Alemanha é a principal sócia econômica da Rússia na Europa'.

``Queremos reiniciar as relaçoes bilaterais sobre bases novas', afirmou Schroeder, acrescentando que suas conversaçoes com o mandatário russo foram ``boas, interessantes e destinadas a obter resultados'.

Putin chegou, na quarta-feira, acompanhado por seus ministros de Relaçoes Exteriores, Igor Ivanov, de Defesa, Igor Sergeiev, do Interior, Vladimir Rushailo, e vários especialistas em diversos setores que realizam discussoes com seus colegas alemaes.

No total, o chefe de Estado russo se reunirá quatro vezes com Schroeder, incluindo o banquete desta quinta-feira, e será recebido pelo presidente Johannes Rau.

O presidente russo enfatizou as questoes econômicas e tenta conseguir uma aproximaçao com a Europa em questoes estratégicas, como a utilizaçao de mísseis para a defesa nacional, mas as autoridades da Alemanha nao estao dispostas a perdoar a dívida russa.

Espera-se que outro dos principais temas discutidos em Berlim seja o programa proposto pelos Estados Unidos de construir um novo sistema nacional de defesa de mísseis, ao qual se opoe a Rússia e que provoca mal-estar na Alemanha.

Por sua parte, Putin propôs uma iniciativa de defesa conjunta entre a Rússia e a Organizaçao do Tratado do Atlântico Norte. Esta visita é principalmente uma oportunidade para que os dois líderes possam estabelecer uma relaçao pessoal de confiança.

Espera-se que Putin aproveite esta viagem para preparar o próximo encontro de cúpula do Grupo dos Oito (G-8), composto pelas sete Naçoes mais industrializadas e pela Rússia, que se realizará no próximo mês em Okinawa (Japao).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;